Economia e Inovação

Por: Sudanês B. Pereira

Economista, com formação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Geografia (desenvolvimento regional) e Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Experiências no setor governamental (municipal e estadual), setor privado (Associação Comercial Empresarial de Sergipe - ACESE e Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo - Fecomércio), foi professora substituta no Departamento de Economia na UFS, pesquisadora e uma das fundadoras do Núcleo de Propriedade Intelectual, hoje Cintec-UFS.

As Tendências Globais de Consumo em 2022

18/01/2022
Fundo vetor criado por vikayatskina - br.freepik.com

A Euromonitor lança anualmente sua pesquisa para identificar as tendências emergentes e dinâmicas que podem impactar o consumo a nível global, e como o comportamento do consumidor impacta as empresas no mundo. A pesquisa foi realizada em 100 países e o relatório de 2022 trás dez tendências. Ver abaixo a figura com as tendências para 2022.

value.image
Fig. 1. 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022.png

Na pandemia os consumidores tiveram que mudar o comportamento em relação a seu modo de vida e de consumo. Em 2022 espera-se resiliência, mas também adaptação, mudança e riscos.

1a Tendência – Sempre com um plano B

Os consumidores ainda enfrentam dificuldades para adquirir alguns produtos, a Covid-19 causou inúmeros problemas, particularmente em relação às cadeias de abastecimento. Nesse sentido, os consumidores se utilizam de algo comum, compram itens similares, encontram soluções criativas e alternativas para adquirir produtos e serviços, usam um Plano B. A pesquisa mostra que 28% dos consumidores tentaram comprar produtos e serviços de origem local em 2021.

Segundo a Euromonitor, os consumidores que possuem um Plano B estão sempre um passo à frente ao buscar alternativas, em alguns casos, adiam compras ou mudam hábitos de compra. Dois extremos estão influenciando o comportamento de compra dos que seguem Sempre com um Plano B: pagar um adicional ou escolher opções mais econômicas, como produtos de segunda mão ou alugados. O relatório sugere que as empresas devem ser capazes de assegurar o necessário para fabricar produtos e, ao mesmo tempo, fornecer um serviço de forma excepcional.

Perspectivas: no final de 2022, as cadeias de abastecimento devem começar a se estabilizar, porém, os consumidores estarão com novos hábitos de compra, que ditarão como estes descobrem e selecionam os produtos, desde marcar de origem local até marcas vendidas diretamente ao consumidor ou mesmo serviços de assinaturas.

A localização e a otimização se tornarão a regra. Empresas e distribuidores devem usar dados para melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos, aprimorar as operações e repensar investimentos.

2ª Tendencia – Agentes do clima

De acordo com a pesquisa, o ativismo verde e os estilos de vida baseados no ‘carbono zero’ vieram para ficar. Os consumidores esperam que as marcas se posicionem e estão agindo por meio dos produtos que compram, à medida que as preocupações com a emergência climática aumentam. Segundo a Euromonitor, 67% dos consumidores tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações cotidianas em 2021.

Os consumidores “Agentes do Clima” fazem escolhas mais sustentáveis ao mesmo tempo que exigem ação e transparência das marcas. Não existe uma lacuna entre a consciência sobre o clima e a intenção de agir. Esses consumidores, também estão reduzindo o uso de plástico, eliminando o desperdício de alimentos e reciclando, entre outras atividades.

Perspectivas: A inovação digital está remodelando a forma como varejistas, fabricantes e consumidores fazem a transição para uma nova era de transparência ambiental. Ferramentas de tecnologia, como rotulagem digital de produtos e aplicativos móveis de rastreamento, ajudam os consumidores a rastrear as pegadas de carbono e outras atividades das empresas passíveis de rastreamento.

3ª Tendência - Idosos digitais

Os consumidores mais idosos, assim como todos nós, foram forçados a ficar em casa e, de alguma forma, on-line, enquanto o mundo se fechava.

Segundo o relatório, as empresas têm a oportunidade de adaptar sua experiência digital para direcionar e atender as necessidades desse público on-line expandido. Cerca de 45% dos consumidores com 60 anos ou mais usaram um serviço bancário no celular pelo menos uma vez por semana, em 2021. Mais de 60% dos consumidores com mais de 60 anos visitaram um site de rede social pelo menos uma vez por semana, enquanto 21% jogaram on-line semanalmente. Ainda, 82% dos consumidores com mais de 60 anos tinham um smartphone em 2021.

A população global com mais de 60 anos aumentará 65% de 2021 a 2040, atingindo mais de dois bilhões de pessoas. A otimização de aplicativos móveis, redes sociais e sites para esse consumidor, será fundamental para capturar seu poder de compra. As empresas que atendem esse grupo, devem desenvolver dispositivos fáceis de usar e simplificar as tecnologias existentes.

Perspectivas: O relatório diz que a pandemia ampliou a mente dos consumidores mais idosos para os benefícios do mundo digital. Tecnologia fácil de usar e soluções contínuas, combinadas com comunicação frente a frente, definirão o futuro da inclusão digital para idosos. Construir um plano ágil direcionado tanto para Idosos Digitais quanto para idosos novatos, aumentará o retorno sobre o investimento.

4ª Tendência - Aficionados financeiros

De acordo com a Euromonitor, os consumidores estão ganhando confiança para investir e se tornando experientes em poupar para fortalecer a segurança financeira. Em torno de 51% dos consumidores acreditam que terão melhores condições financeiras nos próximos cinco anos. Cinquenta e sete por cento dos consumidores acessaram um serviço bancário por meio de smartphones pelo menos uma vez por semana em 2021.

Perspectivas: o relatório mostra que os aplicativos de gerenciamento de dinheiro que são centrados no consumidor, educacionais e simples, podem se beneficiar nesta fase da democratização financeira. Varejistas e marcas devem colaborar com empresas de serviços financeiros para facilitar formas alternativas de pagamento. O potencial impacto desses consumidores deve expandir e aumentar seu ritmo de investimento, as empresas não podem subestimar.

5ª Tendência – A grande renovação a vida

Mudanças pessoais, um recomeço coletivo em relação aos valores, estilos de vida e objetivos, formarão um novo cidadão e, portanto, um novo consumidor. O relatório aponta que em 2021 cerca de 24% dos consumidores priorizaram o tempo para si mesmos. Ainda, 44% dos profissionais acreditam que suas empresas investirão na saúde e no bem-estar dos funcionários no futuro. Os consumidores agora apreciam mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O apoio ao crescimento pessoal é fundamental.

Perspectivas: Voltar a uma cartilha pré-pandêmica pode não ter o mesmo efeito daqui para a frente. Os consumidores vão preferir marcas que combinem com o momento. As empresas precisam oferecer políticas e produtos que agreguem valor e apoiem o crescimento pessoal para impulsionar a lealdade destes.

6ª Tendência – O movimento metaverso

Esse tema ainda é muito novo, mas o mundo digital está evoluindo de reuniões virtuais para realidades 3D imersivas. Segundo a Euromonitor, esses ambientes imersivos podem impulsionar o comércio eletrônico e as vendas de produtos virtuais. O relatório diz que 38% dos consumidores participaram de jogos on-line pelo menos uma vez por semana em 2021. Como diz o relatório, “o mundo físico e o virtual colidiram no ano passado”. Nesse sentido, os consumidores aprenderam a se manter conectados.

Um indicador importante referente a esse tema, mostra que, de 2017 a 2021 o crescimento global de headsets de realidade aumentada (AR)/realidade virtual (VR) foi de 56%. Um novo mundo digital está sendo construído.

Perspectivas: Empresas inovadoras já empregaram aplicativos de AR/VR em seus processos de negócios. As melhorias nas capacidades de AR/VR e a redução dos custos de equipamento aumentarão o acesso a espaços virtuais 3D. Os consumidores que já interagem com ambientes sociais on-line imersivo, passarão ainda mais tempo em ambientes totalmente gerados por computador. À medida que o Movimento Metaverso segue ganhando mais participantes experientes em tecnologia, as empresas devem aprender seu papel para aumentar o reconhecimento da marca e gerar receita.

7ª Tendência – Antigos produtos, novos donos

Comércio de segunda mão, venda reversa (recommerce) e marketplace pessoa a pessoa (peer-to-peer). Estes serão um dos movimentos desse novo momento. O relatório indica que economizar é a tendência. Os consumidores estão mudando sua mentalidade de possuir algo para uma mentalidade de ter experiências.

As empresas precisam fazer mais com menos – economia circular – reciclagem, aluguel, revenda. A pesquisa informa que 33% dos consumidores compram itens usados ou de segunda mão com um intervalo de pouco meses. A moda vintage e a “moda lenta” (slow fashion), ajudaram essa tendência no mercado de vestuário a se desenvolver. A pesquisa ainda mostra que as empresas estão implementando novos modelos de negócios e adotando a economia circular à medida que os consumidores mudam para compras em consignação.

Perspectivas: As vendas reversas (recommerce) se tornarão cada vez mais predominantes e englobarão mais categorias. Os consumidores continuarão a levar em consideração a compra de itens de segunda mão, especialmente bens duráveis. As empresas precisam reutilizar ou reciclar materiais para o desenvolvimento de novos produtos e para a redução do desperdício.

8ª Tendência – Urbanos rurais

Segundo a publicação, “o melhor de dois mundos”. As empresas que fortalecerem a distribuição do comércio eletrônico, expandirem as linhas de produtos sustentáveis e atenderem os clientes Urbanos Rurais, vão sair como vencedoras. Cerca de 37% dos consumidores esperam trabalhar em casa no futuro. Uma estatística interessante mostrada é a de que 40% dos profissionais pesquisados, afirmaram que sua empresa estava empenhada em tornar cidades e comunidades sustentáveis em 2021. A incorporação de iniciativas mais sustentáveis nas áreas metropolitanas terá repercussão entre os consumidores Urbanos Rurais.

Perspectivas: Os consumidores querem ambientes seguros, limpos e verdes, seja na cidade, seja no campo. Expandir os pontos de venda e servi os tradicionais e, ao mesmo tempo, investir em e-commerce ajudará as empresas a atingir um público mais amplo.

9ª Tendência – Em busca do amor-próprio

A pesquisa mostrou que a individualidade e a autenticidade impulsionam a felicidade - aceitação, autocuidado e inclusão, estão na vanguarda do estilo de vida do consumidor. As empresas precisam criar conexões com esses clientes. Um indicador super importante identificado foi o de que 56% dos consumidores acreditam que serão mais felizes nos próximos cinco anos.

Perspectivas: Os consumidores se concentrarão no crescimento pessoal e na aceitação enquanto a incerteza continuar, mas em graus variáveis. As empresas precisam apoiar os consumidores em sua jornada e compreender suas prioridades para conduzir as inovações. Investir em tecnologias como inteligência artificial (IA), pode facilitar o desenvolvimento de soluções personalizadas mais sofisticadas. Mais importante ainda: esses consumidores compram produtos e serviços que se alinham com suas motivações e sua identidade, que devem permanecer no centro das estratégias de negócios.

Por fim, mas não menos importante....

10ª Tendência – O paradoxo da socialização

Como mostra o relatório e como nós realmente estamos enxergando, os consumidores estão se aproximando de um retorno à vida pré-pandêmica de maneiras diferentes, com base em seus níveis de conforto. Alguns consumidores estão ansiosos para retomar suas atividades normais, enquanto outros hesitam, criando o que a Euromonitor chama de Paradoxo da Socialização. Sendo assim, as empresas devem fornecer soluções integradas e várias opções em todos os canais, sem sacrificar a experiência.

O relatório informa que 76% dos consumidores tomaram precauções de saúde e segurança ao sair de suas casas em 2021. A recuperação está no horizonte. Em 2021, 51% dos consumidores esperam que a vida deles seja melhor nos próximos cinco anos.

Perspectivas: O Paradoxo da Socialização é uma fase comportamental que influencia os hábitos do consumidor. Os consumidores querem socializar, mas exigem uma flexível. O trabalho remoto e os eventos virtuais vão coexistir com os compromissos presenciais, mas os consumidores querem ter a opção de escolher. As empresas precisam levar em consideração os oscilantes níveis de conforto. Modelos de negócios híbridos vão colocar os consumidores no controle de sua experiência desejada.

Então, observem as tendências, pesquisem, planejem, conheçam e entendam seus consumidores!