Economia e Inovação

Por: Sudanês B. Pereira

Economista, com formação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Geografia (desenvolvimento regional) e Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Experiências no setor governamental (municipal e estadual), setor privado (Associação Comercial Empresarial de Sergipe - ACESE e Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo - Fecomércio), foi professora substituta no Departamento de Economia na UFS, pesquisadora e uma das fundadoras do Núcleo de Propriedade Intelectual, hoje Cintec-UFS.

4,9 bilhões de pessoas no mundo usam a internet

14/12/2021
Tecnologia vetor criado por starline - br.freepik.com

A Internet tem sido uma fonte de inúmeras oportunidades de realização pessoal, desenvolvimento profissional e criação de valor. Com a pandemia da Covid-19, a internet tornou-se uma necessidade vital para trabalhar, aprender, acessar serviços básicos e manter contato.

A International Telecommunication Union (UIT), agência especializada das Nações Unidas em tecnologias de informação e comunicação – TICs, lançou em 30 de novembro o relatório “Measuring digital development - Facts and figures 2021”.

O relatório faz uma avaliação global sobre conectividade digital. A publicação apresenta estimativas para os principais indicadores de conectividade para o mundo, regiões globais e vários agrupamentos de países, incluindo os países menos desenvolvidos designados pela ONU. Os dados apresentados no relatório, lançam luzes sobre as múltiplas facetas e a natureza em evolução da exclusão digital.

A análise da UIT cobre o mundo por meio de seis regiões: África, Américas, Estados Árabes, Ásia-Pacífico, Comunidade de Estados Independentes e Europa. Sob a classificação da UIT, os Estados Árabes Africanos são agrupados sob os Estados Árabes, em vez de África.

Principais Dados

De acordo com a UIT, o uso da internet acelerou durante a pandemia. Em 2019, 4,1 bilhões de pessoas (ou 54% da população mundial) estavam usando a Internet. Em 2020, já eram 4,6 bilhões de pessoas (59% da população mundial. O número de usuários da Internet cresceu 10,2%, o maior aumento em uma década, impulsionado pelos países em desenvolvimento, onde o uso da internet aumentou 13,3%. Em 2021, o crescimento voltou a ser mais modestos 5,8%, em linha com as taxas anteriores à crise.

Aproximadamente 4,9 bilhões de pessoas - ou 63% da população mundial - estão usando a internet em 2021. Isso representa um aumento de 17% desde 2019, com estimativa de 782 milhões de pessoas que ficaram online durante esse período. Ver o gráfico 1.

value.image
Gráfico 1. Evolução do Número de Pessoas Usando a Internet (2005-2021).png

O gráfico 2 ilustra o percentual de pessoas usando a internet em 2021. A UIT estima que 63% da população mundial está usando a internet em 2021, 90% destes estão nos países desenvolvidos, 87% na Europa, 27% estão nos países menos desenvolvidos.

Entre 2019 e 2021, o uso da internet na África e na região da Ásia-Pacífico aumentou 23% e 24%, respectivamente. No mesmo período, o número de usuários da internet nos países menos desenvolvidos (LDCs) aumentou 20% e agora representa 27% da população. O crescimento tem sido menor nas economias desenvolvidas, dado que o uso da internet já é quase universal, em mais de 90%.

value.image
Gráfico 2. Percentual de Pessoas Usando a Internet (por região) em 2021.png

Este diferencial de crescimento contribuiu para um estreitamento, mesmo que modesto, da divisão entre os países mais e menos conectados do mundo, a exemplo das economias desenvolvidas e os países LDCs, que passou de 66% em 2017 para 63% em 2021.

Os Jovens são mais conectados do que o resto da população

Em 2020, 71% dos jovens do mundo (com idades entre 15 e 24 anos) estavam usando a internet, em comparação com 57% dos outros grupos de idade. Em escala global, os jovens têm, portanto, 1,24 vezes mais probabilidade de se conectar do que o resto da população.

Esse dado é interessante, pois significa que a força de trabalho se tornará mais conectada e experiente em tecnologia, podendo melhorar as perspectivas de desenvolvimento das regiões.

A proporção de usuários da Internet em áreas urbanas é duas vezes maior do que em áreas rurais

Globalmente, as pessoas nas áreas urbanas têm duas vezes mais probabilidade de usar a internet do que nas áreas rurais. Na África, a diferença é maior: metade dos moradores urbanos está online, em comparação com apenas 15% da população rural.

Onde a conectividade é quase universal, a lacuna urbano-rural quase desapareceu, o que não é novidade. Assim, nas economias desenvolvidas, a taxa de conectividade nas áreas urbanas (89%) é apenas 4% mais alta do que nas áreas rurais. Ver o gráfico 3.

value.image
Gráfico 3. Porcentagem de Pessoas que Usam a Internet por Local, 2020.png

Assinaturas de banda larga

As assinaturas de banda larga fixa crescem de forma constante, a média global atingiu 17 assinaturas por 100 habitantes em 2021. Nos países desenvolvidos a média é de 36/100, na Europa é de 35/100, nas Américas a média é de 23/100. Ver o gráfico 4.

value.image
Gráfico 4. Assinaturas de Banda Larga Fixa por 100 Habitantes, por Região, 2021.png

Outro indicador interessante abordado no relatório foi que a penetração das assinaturas de celulares móveis em todo o mundo aumentou em 2021, atingindo um recorde de 110 assinaturas por 100 habitantes. As assinaturas móveis com capacidade de banda larga (3G ou melhor) seguiram a mesma tendência, chegando a 83 assinaturas por 100 pessoas. Segundo o relatório, esse aumento foi impulsionado por países em desenvolvimento nas regiões da Ásia e Pacífico, e nas Américas.

A maior parte da população mundial é coberta por um sinal de banda larga móvel

Segundo a UIT, na maioria dos países em desenvolvimento, a banda larga móvel (3G ou superior) é a principal forma - e frequentemente a única - de se conectar à internet. Cerca de 95% da população mundial tem acesso a uma rede de banda larga móvel. Entre 2015 e 2021, a cobertura da rede 4G dobrou, atingindo 88% da população mundial em 2021.

Em quatro das seis regiões analisadas, a cobertura de banda larga móvel (3G ou superior) está disponível para 90% da população. Mas os dados mostram que a lacuna de cobertura permanece significativa na África, onde, apesar de um aumento de 21% na cobertura 4G desde 2020, 18% da população permanece sem qualquer acesso a uma rede de banda larga móvel. Ver o gráfico 5.

value.image
Gráfico 5. Cobertura da População por Tipo de Rede Móvel, 2021.png

Os telefones celulares estão se tornando onipresentes

Em quase metade dos países para os quais existem dados disponíveis para o período de 2018-2020, mais de 90% da população possui um telefone móvel. Em apenas 3 países, a proporção era inferior a metade da população, a mais baixa com 45%.

O desenvolvimento de habilidades continua sendo crucial para conectar o que não está conectado

Aqui as informações do relatório são extremamente relevantes. Em 40% dos países para os quais existiam dados disponíveis, menos de 40% dos indivíduos relataram ter realizado uma das atividades que compreendem competências básicas, por ex. envio de e-mail com anexo. Quanto aos componentes de habilidades padrão, como a criação de uma apresentação de slides, em quase 70% dos países, menos de 40% das pessoas sabiam usar uma apresentação de slides. Em apenas 3 dos 76 países para os quais existiam dados disponíveis, mais de 60% dos indivíduos relataram realizar algumas dessas atividades.

Apenas 15% dos países tiveram mais de 10% dos indivíduos relatando que haviam escrito um programa de computador usando uma linguagem de programação especializada.

Alguns comentários

A exclusão digital, a falta de habilidades digitais e os benefícios de uma conexão online é um gargalo para diversos países. Os números da UIT apontaram para uma lacuna gritante entre a disponibilidade da rede digital e a conexão real. Enquanto 95% das pessoas no mundo poderiam, teoricamente, acessar uma rede de banda larga móvel 3G ou 4G, bilhões delas não se conectam. A falta de alfabetização digital também expõe as pessoas a riscos associados ao "lado negro" da conectividade: ataques cibernéticos, golpes, notícias falsas ou conteúdo prejudicial.

O relatório da União Internacional de Telecomunicações serve como uma ferramenta poderosa para colocar o desenvolvimento digital no topo da agenda dos formuladores de políticas públicas. Em um mundo cada vez mais digitalizado, prover infraestrutura de TIC é fundamental para aumentar a competitividade de qualquer país, assim como dar acesso à população através das inúmeras oportunidades que a internet oferece.

Excelente semana!