Chama Olímpica de Paris é acesa em cerimônia tradicional na Grécia

As Olimpíadas de Paris iniciarão no dia 26 de julho deste ano

Por Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 16/04/2024 17h01
Chama Olímpica de Paris é acesa em cerimônia tradicional na Grécia

Nesta terça-feira (16), a tocha olímpica dos jogos de Paris 2024 foi acesa em uma cerimônia tradicional no Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. O início do revezamento marca a reta final dos sete anos de preparação para os jogos que acontecem em 26 de julho.

O primeiro condutor da tocha foi o remador grego e atual campeão olímpico do skiff simples, Stéfanos Doúskos, que recebeu a chama das mãos da suma sacerdotisa do Templo, interpretada pela atriz grega Mary Mina.

Doúskos passou a chama para a representante da cidade anfitriã do evento, a francesa Laure Manaudou, que conquistou três medalhas nas Olímpiadas de Atenas 2004. Ainda, o revezamento da tocha vai contar com mais de 10 mil condutores e finalizará no dia 26 de julho, na cerimônia de abertura dos Jogos de Paris.

Como tradição, a tocha vai percorrer a Grécia e a chama só vai chegar ao país-sede dos Jogos Olímpicos no dia 7 de maio. Na França, o revezamento vai ter 68 etapas e percorrerá 400 cidades.

Por conta da repentina mudança climática, a tocha foi acendida com o fogo produzido pelos raios no ensaio da cerimônia, como uma reserva. Normalmente, a tradição pede que o sol seja usado para acender a tocha, através de um espelho parabólico.

Outra novidade foi a cor dos vestidos das sacerdotisas do Templo de Hera. Em vez do branco, elas usaram a vestimenta em tons cinzas, inspirados nas colunas gregas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp