Confira agora se você está no 2º lote de restituição do Imposto de Renda

Por R7 09/07/2016 11h54
Confira agora se você está no 2º lote de restituição do Imposto de Renda

Já está disponível a consulta ao segundo lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), referente aos rendimentos do ano de 2015. O lote, liberado às 9h desta sexta-feira (8), traz 1.490.266 contribuintes, que receberão juntos mais de R$ 2,5 bilhões.

O valor cai na conta já na próxima sexta-feira (15 de julho). Para saber se você é um dos 1,4 milhão contribuintes que vão receber a restituição, basta clicar aqui e informar o número CPF usado na entrega da declaração.

Entre os nomes presentes no lote, estão 477.147 contribuintes idosos e 51.310 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, conforme estabelecido pela Lei nº 9.784/99.

Os contribuintes também podem verificar se aparece no lote por meio do aplicativo para tablets e smartphones. O serviço facilita consulta às declarações e a situação cadastral no CPF. Existe também a possibilidade de consultar o andamento da declaração pelo ReceitaFone, ao ligar no número 146. 

As restituições liberadas ficarão disponíveis no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Os contribuintes que não foram listados nos lotes anteriores de restituição e têm dúvida sobre os dados enviados devem verificar no extrato de processamento da declaração se não há pendência ou inconsistências que causem a retenção na malha fina.

O procedimento também pode ser feito no e-CAC da Receita Federal. Se não for cadastrado, é só informar os números dos recibos de entrega das declarações dos exercícios referentes às declarações ativas das quais o contribuinte seja titular.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: