Projeto de conscientização ambiental pretende limpar praias de Aracaju

25/09/2020 17h54
Projeto de conscientização ambiental pretende limpar praias de Aracaju

O Projeto 'Lixo zero Cinelê' realiza, no primeiro domingo de cada mês, um mutirão para limpar e conscientizar ambulantes e banhistas sobre o descarte consciente de lixo na praia da Cinelândia, em Aracaju.

value.image
Foto: Felipe Melo

Em entrevista para o Portal A8SE o empresário Lucas Nobre, um dos idealizadores do Projeto 'Lixo Zero Cinelê', fala sobre a motivação que levou a realização do projeto: “Eu e meus amigos notamos que a praia estava ficando com bastante lixo durante a reabertura após a quarentena, e a coleta da prefeitura é sempre na segunda-feira. Então sempre ficava lixo por lá e foi a partir daí que decidimos começar. Não é apenas um projeto de limpeza da praia, e sim de conscientização ambiental’. Lucas revela também que além de recolher o lixo, o projeto doa sacos plásticos e conscientiza ambulantes que vendem na região, além de recomendar que conversem com clientes sobre maneiras corretas de fazer o descarte individual do lixo.

Poluição das praias 

Um estudo inédito, resultado da segunda fase do Projeto 'Lixo Fora D’Água', coordenado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) publicado no início de 2020, revelou que os banhistas que frequentam as praias no país dividem espaço, a cada trecho de 8 quilômetros (km), com mais de 200 mil bitucas de cigarro, 15 mil lacres, tampas e anéis de latas, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, 7 mil palitos de sorvete e churrasco e 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.  Lucas afirma e reitera o que foi encontrado durante a realização do primeiro mutirão do Projeto 'Lixo zero Cinelê'. "Muito micro lixo como tampa, bituca de cigarro, copos de plásticos e embalagens”, concluiu.

Futuro 

O empresário e também idealizador do projeto Pedro Luís Moraes, afirma que embora o projeto tenha sido iniciado na Cinelândia, a ideia é expandir para outras áreas do Estado, afim de fazer um trabalho de conscientização ainda maior. "Se possível tentaremos nos juntar com outros projetos de conscientização do estado. A ajuda do poder público também seria bastante importante para impulsionar esse projeto e dar exemplo à população", finaliza. 

A segunda edição do mutirão acontece no próximo dia 04, primeiro domingo de outubro. Para fazer parte basta entrar em contato através da rede social do Projeto: Lixo Zero Cinelê

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: