Transplantes ainda são baixos em Sergipe

24/09/2020 17h50
Transplantes ainda são baixos em Sergipe
Foto: Ascom/SES

O mês de Setembro está chegando ao fim, e nem por isso as doações e transplantes de órgãos acabam. Setembro é conhecido com o mês de combate ao suicídio, de conscientização das doenças cardiovasculares, da prevenção ao câncer de intestino e do alerta para a conscientização sobre a doação de órgãos .

Este último merece destaque, já que em Sergipe os número de doadores de órgãos ainda é baixo, por isso, o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe (CET/SE), Benito Fernandes, esclarece sobre a importância de realização das doações e transplantes. "Atualmente, em Sergipe são realizados transplantes de córnea, pois para isso é necessária uma habilitação junto ao Ministério da Saúde, nós já temos esta para transplantes de córnea, no Hospital Universitário (HU), e estamos terminando uma outra habilitação para transplantes renais, que deve ser finalizada em janeiro. O Hospital São Lucas, além dos transplantes de córneas, realiza de medula óssea. Alguns transplantes não são realizados em Sergipe, nesses casos, precisam ser encaminhados para Tratamento Fora de Domicílio, e o Estado dá uma ajuda de custo além de passagens aéreas. Realizaremos também uma vistoria no Hospital do Coração para a retomada de transplantes cardíacos, e assim que tivermos os transplantes cardíacos e renais estabilizados, buscaremos a habilitação para transplantes de fígado. Esse tipo de transplantes é necessário um volume de doadores, e a demanda está baixa, devido também à pandemia, vale lembrar que a cada 10 famílias entrevistadas, apenas três autorizam a doação," enfatiza.

O coordenador da Central de Transplantes reforça ainda a existência de campanhas para incentivar a doação de órgãos. "Existem campanhas durante o ano todo, uma delas é a 'Educar para doar', divulgada nas escolas, e a outra é 'Dando que se recebe', realizada junto às Igrejas e empresas", conclui

Caso você queira doar algum órgão, basta ir até a Central de Transplantes de Sergipe, está localizada na Praça General Valadão, 32, Palácio Serigy, Centro, Aracaju. Os telefones para contato são: (79) 3198-4242 / 3198-4243, por enquanto a Central de Transplantes está funcionando em horário comercial, e com o suporte do Banco de Olhos de Sergipe, que atende pelo número (79) 3259-2899/ 3216-2860 nos demais horários.

 

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: