Arquidiocese de Aracaju e Family Search firmam acordo para digitalização de acervos católicos

Por Assessoria de Comunicação 24/09/2020 17h07
Arquidiocese de Aracaju e Family Search firmam acordo para digitalização de acervos católicos

A Arquidiocese de Aracaju e o Family Search , entidade vinculada à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, assinaram um acordo que visa processar e digitalizar os arquivos da Cúria, de modo a fornecer aos usuários um acesso mais ágil na pesquisa de documentos da Instituição, facilitando a melhoria na qualidade do trabalho, evitando o manuseio dos livros antigos e fortalecendo a preservação do próprio material histórico.

A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica ocorreu nessa quarta-feira (23), às 10h, na sede da Arquidiocese, em Aracaju, com a presença de Dom João José Costa, Arcebispo de Aracaju; Mário Silva, gerente de relacionamento do Family Search no Brasil; Rubens Prado, Presidente da Estaca Aracaju Sul de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias; e Charles Renier Porto Prado, advogado da Arquidiocese.

O convênio prevê o tratamento e digitalização desde 1952 até a atualidade dos registros de casamento, crisma, batismo. As imagens digitalizadas serão disponibilizadas online, gratuitamente e acessível ao público em geral. Todo o trabalho será executado in loco, evitando o deslocamento dos registros e consequentemente sua preservação e segurança.

Durante a reunião o arcebispo Dom João Costa citou a importância da parceria. “É muito importante manter esses documentos de grande preciosidade informatizados e assim arquivados, para que em eventual acidente, caso haja perda de algum documento, já teremos um arquivo preservado não somente no Brasil, mas no mundo inteiro. Queremos reconhecer que essas memórias, todo esse tesouro seja assegurado, essa é nossa preocupação e a nossa esperança, que de fato cada vez mais seja consolidada essa história da Arquidiocese de Aracaju”.

O gerente Mario Silva , esclareceu que o Family Search sempre está em busca de registros católicos que são os mais valiosos no ponto de vista de genealogia. “Fiquei imensamente feliz por ter certeza que todos os registros da Arquidiocese de Aracaju estarão preservados e poderão ser acessados por qualquer pessoa que tenha sua família originária dessa região, vai ter a oportunidade de pesquisar seus antepassados, outro ponto que me deixou muito contente foi a visão de Dom João Costa, a maneira que ele encarou essa oferta que nós fizemos e como ele pode entender o alcance desse momento e onde decidiu pela realização do convênio, que será de grande importância para a história de Sergipe, ajudando muitas pessoas que buscam seus antepassados, inclusive eu que tenho meu pai natural de Capela, e muitos outros que vão ter a oportunidade de reatar os laços com o Estado de Sergipe. Ainda há aqueles que saberão com mais detalhes suas origens".

Mario Silva ainda afirmou que após a digitalização uma cópia de todo o trabalho será entregue a Arquidiocese, sem custo algum, e independentemente do que aconteça com os registros atuais, os dados estarão sempre seguros e preservados. As afirmações da importância do convênio para Sergipe também foram corroboradas por Rubens Prado, que comentou. “Esse é um convênio que todos ganham, parabéns a Igreja Católica aqui representada pelo Dom João, que vislumbrou a benção que será para o povo sergipano, ter acesso à pesquisas de seus ente queridos. O dia 23 de setembro será uma data histórica para o Estado de Sergipe”.

O convênio realizado entre as duas instituições percorreu um processo de avaliação com o intuito da preservação da árvore genealógica, atendendo também o interesse dos católicos de Sergipe, afirma o advogado Charles Renier.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: