Filhotes de tartaruga são encontrados na rotatória da Coroa do Meio

24/09/2020 13h29
Filhotes de tartaruga são encontrados na rotatória da Coroa do Meio
Redes Sociais

Na manhã dessa quarta- feira (23), Marcel, morador do Bairro Coroa do Meio, zona Sul de Aracaju, registrou imagens do aparecimento de filhotes de tartarugas na vegetação da praia dos Artistas e também na avenida Santos Dumont, nas proximidades do Farol da Marinha.

Segundo o relato do morador, os filhotes de tartaruga, ao saírem dos ovos são direcionados ao lado oposto do mar, pela iluminação pública. Nessa quarta, o morador salvou 11 tartarugas, mas infelizmente três estavam mortas.

O Portal A8SE, entrou em contato com o Projeto Tamar, e o biólogo Fábio Lira, esclareceu o acontecimento. "Esse fenômeno já aconteceu outras vezes, em Aracaju, temos um problema da iluminação nas praias, toda a Orla é iluminada, e isso acontece não apenas com filhotes, mas também são encontradas tartarugas adultas. Esses filhotes quando nascem à noite, e a luz artificial é mais forte que o brilho das ondas do mar, são atraídos e ficam desorientados. A temporada reprodutiva começa agora, por isso a presença de alguns ninhos acontece em Aracaju, a vegetação é fator que dificulta a vida dos filhotes, e quando orientados no sentido luz artificial, acabam ficando presos. Existe uma espécie de cartilha orientando empreendimentos próximos à praia, como hoteis, residências e outras construções que devem seguir o protocolo quanto à iluminação artificial."

O biólogo informa ainda que durante o período de pandemia, algumas atividades foram suspensas, entre elas a caminhada de tartarugas, também conhecida como soltura de tartarugas, e algumas atividades dentro do Oceanário, como o submarino amarelo.

Acompanhe o vídeo dos filhotes de tartarugas:

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: