Motociclistas são os principais atendimentos por acidente de transporte no SUS

21/09/2020 15h32
Motociclistas são os principais atendimentos por acidente de transporte no SUS
value.image
Até este mês de setembro foram registradas 305 ocorrências envolvendo motociclistas

Ana Paula Rocha tem 30 anos de idade, aos 25 sofreu um acidente enquanto dirigia uma motocicleta. Ela voltava do trabalho quando se descuidou e avançou o sinal vermelho, colidindo com um carro entre a Avenida Pedro Calazans e a avenida Sete de Setembro, na região central de Aracaju.

“Avancei o sinal vermelho sem perceber, devido ao cansaço mental. Tenho a sensação de que dormir com os olhos abertos. Quando ocorreu o acidente, estava retornando para casa após expediente de trabalho”, relata.

Assim como ela, milhares de brasileiros usam o veículo de duas rodas como a principal forma de mobilidade, mas o que traz preocupação é que a motocicleta é considerada um veículo de alto risco de acidentes. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que a cada dez atendimentos por acidente de transporte realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são entre motociclistas. Ainda segundo os dados, os homens são as maiores vítimas e a faixa etária mais acometida são os jovens entre 20 e 39 anos.

Em Sergipe, dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran, revelam a motocicleta como o segundo tipo de veículo com maior envolvimento em acidentes. Até este mês de setembro foram registradas 305 ocorrências, ficando atrás somente dos automóveis, com 466 registros.

 

Semana Nacional de Trânsito

Começou na última sexta-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito. Até o próximo dia 25, os órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito em Sergipe estão realizando ações educativas.  O objetivo da campanha é alertar e conscientizar à população sobre os perigos que envolvem o trânsito.

Por conta da pandemia, as atividades estão sendo realizadas, em sua maioria, de forma virtual. Confira a programação completa da Semana Nacional de Trânsito, clicando aqui.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: