Defesa Civil monitora pontos de alagamentos em Aracaju

Por Agência Aracaju de Notícias 16/07/2020 14h16
Defesa Civil monitora pontos de alagamentos em Aracaju

Equipes da Prefeitura de Aracaju monitoram desde as primeiras horas desta quinta-feira (16) os possíveis pontos de alagamentos da cidade, em decorrência das chuvas. De acordo com a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), nas últimas 24h choveu cerca de 20 milímetros (mm), quantidade já esperada para o período e que não causa transtornos, principalmente porque o sistema pluviométrico da capital sergipana tem reagido bem à carga d'água, em virtude de ações preventivas. 

A previsão, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é que a chuva continue até às 12h, de forma branda e intercalada em alguns pontos. E no período da tarde, o tempo deve abrir e o sol aparecer. 


"São chuvas de julho, já esperadas. A gente já sabe que nesta segunda quinzena de julho será mais chuvosa, mas não são chuvas preocupantes. Nas últimas 24h choveu 20 milímetros em Aracaju, é possível que tenhamos chuvas até às 12h e à tarde provavelmente o sol deve aparecer. Nós temos um plano de contingência pronto, com todos os órgãos sabendo o que têm de fazer. A Defesa Civil está sempre em alerta para atender as ocorrências", destaca o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado.

 

De acordo com ele, a precipitação desta manhã levou a uma maior atenção para a região do Mosqueiro, na Zona de Expansão. "Devido a possíveis alagamentos, já que essa região tem registros nesse sentido. Por enquanto, só foi essa ocorrência, mas a Defesa Civil, assim como os demais órgãos parceiros, está sempre presente nessa região". 

 

Ventos

O coordenador relatou ainda que houve ocorrência de rajadas de ventos um pouco acima da média, principalmente na noite de quarta-feira (15), o que provocou  a derrubada de alguns tapumes que cercam a obra do Quartel da Polícia Militar, no Centro.

 

"Identificamos também a velocidade do vento um pouco acima da média na noite de ontem, algo em torno de 25 km/h. A média aqui na capital é de 10 km/h. Os tapumes do Quartel da Polícia Militar, que se encontra em obra, caíram, em virtude dos ventos. Nada grave, sem registro de vítimas. Estamos atentos aos ventos e à Zona de Expansão. No mais, não temos mais nenhum tipo de ocorrência ou anormalidade", conclui.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: