Meteorologia prevê tempo instável para os próximos dias em Sergipe

Por Com informações do boletim climático da Sedurbs 03/07/2020 11h18
Meteorologia prevê tempo instável para os próximos dias em Sergipe

O Sistema Meteorológico de Sergipe prevê chuva leve nos próximos dias no estado. No sábado (04) a previsão é de tempo parcialmente nublado com ocorrência de precipitações durante a madrugada, manhã e noite em pontos das mesorregiões Alto Sertão, Baixo São Francisco, Leste, Agreste Central, Sul e Centro Sul Sergipanos.

Já no domingo, (05) a previsão de chuva atinge boa parte do estado. O dia começa nublado e com ocorrência de precipitações durante a madrugada, manhã e noite que podem atingir as mesorregiões Grande Aracaju, Agreste Central, Leste Sergipano, Baixo São Francisco, Alto e Médio sertão

O tempo instável se prolonga até a próxima segunda-feira (06), mas a chuva é ainda mais leve e isolada, em algumas regiões. 

Previsão para o trimestre: chuva normal a acima da média 

O trimestre de julho a setembro ainda faz parte do período mais chuvoso em grande parte da faixa leste do Nordeste brasileiro (abrangendo as regiões da zona da mata e agreste desde o leste do estado do Rio Grande do Norte até o Recôncavo baiano), onde os valores médios históricos variam entre 300 mm e valores acima de 500 mm. Para o trimestre JAS/2020, os modelos de previsão climática sazonal de precipitação, bem como a análise das condições oceânicas e atmosféricas observadas em maio de 2020, indicam maior probabilidade de chuva dentro da normalidade no Rio Grande do Norte. Já para a faixa que vai do leste da Paraíba ao Recôncavo baiano, a previsão indica totais pluviométricos que podem variar de normal a acima da faixa normal climatológica. Ainda podem ocorrer episódios de chuvas extremas nos meses de julho e agosto, os quais compreendem o final do período mais chuvoso ao longo da costa leste da Região Nordeste. As demais áreas encontram-se dentro do período normal de estiagem. Em relação às temperaturas, estas deverão ficar em torno da normal climatológica em toda a Região Nordeste ao longo destes três meses.

A previsão para precipitação de chuvas apresenta o Nordeste brasileiro como um todo em condições de anomalias positivas, inclusive o estado de Sergipe, encontrando-se localizado na região do mapa com 50% de probabilidade de ocorrências de chuvas acima das normais climáticas conforme observa-se através da figura abaixo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: