Lixão de N. Sra. da Glória é fechado pela Fiscalização Preventiva Integrada

Por Assessoria de Comunicação da FPI/SE 13/11/2019 09h44
 Lixão de N. Sra. da Glória é fechado pela Fiscalização Preventiva Integrada

O lixão do município sergipano de Glória foi interditado pela Fiscalização Preventiva Integrada. Ao total, a FPI/SE por meio da equipe Saneamento fechou oito lixões localizados em Porto da Folha, Monte Alegre, Canindé e Poço Redondo. Na lixeira de Glória, segundo explica o coordenador da equipe, Alexsandro Bueno, foi verificada queima de resíduos a céu aberto e descarte irregular através de carroça. O auto de interdição foi feito pela Adema.

“Através do sobrevoo de drone na localidade, observamos ainda um riacho próximo do lixão que estava sendo contaminado por chorume. Além disso, constatamos desmatamento e queima da vegetação nativa”, revela Bueno.

Lixões fechados

Quatro lixões em Porto da Folha (lixão da sede, povoado Lagoa do Rancho, Lagoa Seca e Ilha do Ouro) e um em Monte Alegre. A interdição foi feita pela equipe Saneamento da FPI/SE na segunda-feira, 11. Poço Redondo e Canindé também foram interditados no último dia 7 deste mês. Em Poço Redondo, a Prefeitura não poderá mais descartar o lixo gerado em sua cidade na área de descarte irregular fechada. Em Canindé, a prática de transporte irregular de lixo e de trabalhadores na região motivaram o fechamento.

“Nesse aspecto, é importante ressaltar que a política nacional de resíduos sólidos já foi instituída pela Lei n* 12.305/2010. De lá pra cá, os municípios tiveram oportunidade para elaborarem seus planos municipais de gestão integrada de resíduos e também fazer o encerramento e a remediação dos lixões existentes”, salienta Bueno.

Alvo extra

Além disso, a FPI visitou e inspecionou o lixão do Povoado Santa Rosa do Ermírio em Poço Redondo. De acordo com o coordenador da equipe Saneamento da FPI, Alexsandro Bueno, no local também foram identificados irregularidades. “Repassamos a informação para a Adema, que encerrou a lixeira desse povoado”, explica.

Equipe Saneamento

Fazem parte da equipe Saneamento da Fiscalização Preventiva Integrada os órgãos COVISA, Adema, Sedurbs, Funasa e Polícia Militar.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: