Sergipe

26/09/2019 às 08h33

Prefeitura cria Clube de Caminhada e Corrida no polo do Academia da Cidade na 13 de Julho

Agência Aracaju de Notícias

Foto: Silvio Rocha
Para proporcionar, cada vez mais, qualidade de vida aos servidores públicos e usuários do Programa Academia da Cidade (PAC), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), criou o Clube de Caminhada e Corrida no Polo do PAC Dr. Costa Pinto, localizado no bairro 13 de Julho. As atividades do projeto são realizadas todas às terças e quintas-feiras, a partir das 17h30, no calçadão da 13 de Julho.
Criado a partir de uma demanda interna de servidores da SMS, o Clube surgiu para suprir a vontade que os servidores tinham de praticar atividade física, em especial caminhada e corrida. Segundo o coordenador do Programa Academia da Cidade, Magno Carvalho, alguns usuários praticantes de corrida também questionavam quanto à possibilidade de criação do clube.
“Decidimos criar o clube inicialmente para os servidores que já correm na 13 de Julho e usuários que se interessaram. É um clube de caminhada e corrida, porque algumas pessoas que não tinham o hábito de correr, podem começar com as caminhadas”, explica o coordenador do Programa Academia da Cidade.
Magno destaca ainda que a iniciativa também busca a otimização do polo Dr. Costa Pinto, já que é um local onde há grande quantidade de pessoas praticando atividades de corrida e caminhada. “Deixamos o polo mais efetivo. Unimos a demanda que a gente tinha com a demanda da 13 de julho, criando o primeiro clube de caminhada e corrida comunitário”, frisou.
Mesmo recente, o Clube já possui um bom número de servidores e usuários do PAC como membros. “Nós começamos com a parte de saber quem é quem, quem vai caminhar e quem vai correr, fazendo uma avaliação de aptidão e planejando o que cada um irá fazer. Estamos começando com alguns educativos. Quem vai fazer caminhada fica na parte de iniciante, praticando caminhada e pequenos trotes, aos quais denominamos de treinos intervalados. Quem já corre, nós estamos potencializando, melhorando os tempos da pessoa”, pontua o coordenador, ao identificar as atividades de cada grupo.
Além da 13, a pretensão é estender o serviço do Clube para todos os outros polos do Programa, agregando mais participantes. “Essa é uma ação que planejamos colocar em todos os polos, porque praticamente em todos temos pessoas que correm. Como Aracaju, nos últimos anos, vem tendo um “boom” muito grande de corrida, estamos inserindo essa atividade no Academia da Cidade para que mais pessoas possam praticar”, ressaltou o coordenador.
A servidora Jéssica Almeida atua como coordenadora de contratos hospitalares da SMS e faz parte do grupo que solicitou a criação clube. “É muito importante, porque pra quem pratica corrida, fazer os aquecimentos corretos, os alongamentos corretos, a orientação correta ajuda muito no desempenho da atividade física, principalmente para evitar dores, lesões, machucados e coisas que a corrida mal orientada pode acarretar”, disse.
Assessora jurídica, Maria Menezes levava uma vida sedentária por falta de horário disponível e também de incentivos. No entanto, com a criação do clube, sua rotina mudou. “Essa oportunidade faz com que a gente crie uma rotina diária, o que facilitou bastante bastante para mim. Eu era muito sedentária e esse grupo me deu a oportunidade de fazer uma atividade física na minha rotina diária, porque a gente já sai do trabalho e vem direto. Também pela oportunidade das outras pessoas que estão no nosso âmbito de trabalho , é um incentivo. Você tem outros colegas de trabalho para te incentivar”, afirmou satisfeita.


Fonte: Agência Aracaju de Notícias