Vendas de combustíveis caem em Sergipe

Por NIE/FIES 30/08/2019 14h05
Vendas de combustíveis caem em Sergipe

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis, no sexto mês do ano, totalizaram pouco mais de 57 milhões de litros, assinalando retração de 6,6% quando comparado com o mesmo mês de 2018. Em relação ao mês imediatamente anterior, maio último, as vendas caíram 11%.

As vendas totais de combustíveis objeto da análise englobam as vendas em litros de gasolina, etanol hidratado, óleo diesel e querosene de aviação.

Combustíveis

No mês analisado, observou-se que foram vendidos pouco mais de 29,3 milhões de litros de gasolina. Em termos relativos, esse destilado do petróleo registrou queda de 1,3% em relação a junho de 2018. Já em relação ao mês de maio deste ano, também houve queda, de 8,5%.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados pouco mais de 23,2 milhões de litros. Em termos comparativos, verificou-se retração de 13,6%, em relação ao mesmo mês de 2018. Quando comparado com o mês anterior, maio deste ano, as vendas também caíram, a baixa foi de 14,2%.

Para o etanol hidratado, verificou-se elevação nas vendas de 20,7%, quando confrontado com o volume registrado no mesmo mês do ano passado. Em volume, as vendas chegaram a 2,9 milhões de litros. Em relação ao mês anterior, notou-se queda de 14,4% nas vendas.

O querosene de aviação, combustível utilizado pelas aeronaves, totalizou pouco mais de 1,5 milhão de litros em vendas, assinalando recuo de 24,8%, em relação a junho do ano passado. Porém, no confronto com o mês imediatamente anterior (maio/2019), notou-se alta de 0,3%.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: