MP aciona gestores municipais de Lagarto por prática de nepotismo

Por MP/SE 29/08/2019 14h07
MP aciona gestores municipais de Lagarto por prática de nepotismo

O Ministério Público de Sergipe, através da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Lagarto, apresentou à Justiça ações contra o prefeito do município, José Valmir Monteiro, e contra a prefeita em exercício, Hilda Rollemberg Ribeiro, pela prática de nepotismo, por nomeações de parentes para cargos do Secretariado Municipal, nas respectivas gestões. 

Em procedimentos instaurados na Comarca, foi evidenciado que José Valmir Monteiro nomeou esposa, irmãs e filho para cargos de secretário, enquanto Hilda Ribeiro nomeou a cunhada também para o mesmo cargo. Como tais funções são diretamente submissas ao nomeante, foi questionada a capacidade técnica dos nomeados para exercerem tais cargos, fato que é exigido, segundo entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme apontou o Ministério Público, não havia justificativa técnica para as nomeações, tendo em vista que os secretários nomeados não tinham no currículo capacitação profissional que fizesse crer que o vínculo familiar não tenha sido o fator determinante para a nomeação. Isso implica em prática de improbidade administrativa por violação dos princípios constitucionais da administração pública.

Em relação a todos os envolvidos, foi requerida condenação para suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa, proibição de contratar com o poder público e perda da função pública que estiver ocupando.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: