Pesquisas sobre a Língua Portuguesa são estimuladas durante organização de desfile cívico

Por Agência Aracaju de Notícias 07/08/2019 11h17
Pesquisas sobre a Língua Portuguesa são estimuladas durante organização de desfile cívico

Este ano, a Prefeitura de Aracaju irá celebrar a Independência do Brasil no dia 1º de setembro, com o tradicional Desfile Cívico no bairro Siqueira Campos, cujo tema será “Navegando na Língua”. Protagonistas do evento, os alunos da rede municipal de ensino têm se debruçado sobre essa temática, proposta pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), e preparam uma apresentação recheada de conhecimento histórico.

Baseado em duas músicas do cantor Gilberto Gil - Pela Internet e Pela Internet 2 -, o tema também é uma forma de celebrar os 20 anos do Dia Internacional da Língua Materna, proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no ano de 1999. “Esse tema nos permite fazer uma abordagem cívica e uma abordagem pedagógica simultaneamente. Porque a língua, enquanto idioma, nos representa e estabelece a comunicação, imprescindível para vivermos coletivamente”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.
O tema foi dividido em Histórica e Atualidades, e distribuído em 19 subtemas para 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e uma escola da rede privada de ensino. “Apresentaremos desde a origem da língua portuguesa, sua chegada ao nosso país com os portugueses, os sotaques existentes no Brasil, até suas perspectivas na modernidade com as novas mídias, como YouTube e WhatsApp”, destaca a secretária-adjunta da Educação, Maria Antônia de Arimateia Freitas.

Participaram da escolha do tema o Departamento de Educação e a Comissão Organizadora do Desfile. A realização de pesquisas com o apoio de um grupo de historiadores contribuíram para apontar alguns desdobramentos. “Apresentamos os subtemas às escolas e elas escolheram aqueles com que mais se identificaram. Os alunos deram diversas ideias sobre como representar cada subtema, e isso facilita o andamento dos preparativos”, completa a secretária-adjunta.

Segundo Maria Cecília Leite, o tema deste ano pode ser considerado uma forma de mostrar às pessoas como a língua portuguesa pode unir a nação, e seu papel é tão relevante que por vezes não se é possível perceber. “Queremos que as pessoas se vejam, se reconheçam por meio da língua portuguesa. Percebam que todos nós somos brasileiros, todos falamos um mesmo idioma, e que nossa língua seja vista como um elemento de integração, como é de fato”, afirma a secretária.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: