Castramóvel fará cadastramento de animais nos bairros Jardim Centenário e Olaria

Por Agência Aracaju de Notícias 25/07/2019 17h56
Castramóvel fará cadastramento de animais nos bairros Jardim Centenário e Olaria
Ascom/SMS

Os moradores do bairro Jardim Centenário e Olaria terão a oportunidade de castrar seus cães e gatos domésticos, gratuitamente, no Castramóvel, iniciativa da Prefeitura de Aracaju, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para esterilização de cães e gatos machos.

O início do cadastramento dos animais da comunidade local acontecerá na próxima terça e quarta-feira, dias 30 e 31, das 8h às 12h, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) José Calumby. E, nos dias 1 e 2 de agosto, em frente à UBS Onésimo Pinto, no bairro Jardim Centenário.

O Castramóvel é uma clínica itinerante e foi criado a partir da Lei Municipal Nº 4.878, sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em abril de 2017, que objetiva reduzir os riscos de transmissão de zoonoses, potencialmente transmitidas por cães e gatos, por meio do controle populacional destes animais.

Os bairros Jardim Centenário e Olaria são o quarto e quinto selecionados pela maior densidade de animais baseados nos números da última campanha antirrábica, e por serem bairros onde já ocorreram algumas zoonoses.

Critérios

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, explica que, para realizar o cadastramento, o proprietário do animal deve apresentar cópias da carteira de identidade e dos comprovantes de renda e residência. “Após o cadastramento, haverá uma triagem para selecionar os animais que necessariamente vão para a cirurgia. Vamos agendar o dia 6 de agosto, para fazer as consultas e verificarmos se os cadastrados estão sadios e se têm condições de passar pelo procedimento cirúrgico e anestésico que será iniciado no dia 7 de agosto”, explica.

Para ter acesso ao serviço é preciso que os animais estejam dentro do peso ideal e livre de doenças que possam comprometer alguma etapa do processo. Além disso, caso não possuam comprovação de cuidados como vacinação antirrábica e vermifugação, essas ações serão realizadas no momento da consulta. A verificação é importante para garantir que os animais passem pelas cirurgias e anestesias sem problemas, e tenham uma boa recuperação.

Benefícios

Ainda segundo Marina, são vários os benefícios da castração. “Previne doenças, o que tende a prolongar a vida do animal, como os tumores de próstata; reduz a agressividade, deixando de produzir o hormônio testosterona; diminui o instinto de demarcar território, algo que, consequentemente, reduz a agressividade; prolonga a vida, aumentando em cinco anos a expectativa de vida do animal e isso leva em conta a baixa probabilidade de apresentar doenças graves na velhice e ao comportamento mais tranquilo”, destaca.

Normas

 Para que a cirurgia seja liberada, ainda é preciso estar atento a algumas normas do projeto:

- O responsável pelo animal deve ter renda de até 1,5 salário mínimo;

- Cada família poderá cadastrar até cinco animais;

- Os cães e gatos devem ter idade entre cinco meses e oito anos de idade;

- Apenas os machos serão esterilizados;

- Animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica;

- Animais de ONGs cadastradas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) poderão ser castrados, conforme programação específica.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: