Prefeitura reforça ações de combate à dengue nos bairros Industrial e Santo Antônio

Por Agência Aracaju de Notícias 23/07/2019 11h58
Prefeitura reforça ações de combate à dengue nos bairros Industrial e Santo Antônio

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliará, nesta semana, as ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros Industrial e Santo Antônio. Essa mobilização faz parte do Plano de Intensificação das Ações de combate ao Aedes e busca evitar epidemias e óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo mosquito - dengue, zika e chikungunya. “Estamos intensificando as ações de visitas domiciliares noturnas, orientando sobre como evitar os criadouros do mosquito. Hoje [22] e amanhã [23] estaremos na rua São João no bairro Santo Antônio. Já na quarta e quinta-feira [24 e 25] a equipe da Saúde fará as mesmas ações no Bairro Industrial”, informou o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana. Ainda de acordo com o gerente, as pessoas precisam ficar em alerta, pois muitas acabam não prestando atenção a possíveis criadouros do mosquito que possam existir dentro de suas residências. “A orientação que damos aos nossos agentes é de que, durante as visitas, eles incentivem as pessoas a terem participação ativa nesse combate, pois cabe ao morador fazer a verificação diária para evitar novos criadouros em suas casas”, destacou Jeferson.

Aplicação do Fumacê
A aplicação do fumacê costal é uma ação padronizada pelo Ministério da Saúde, de responsabilidade dos municípios. Em Aracaju, os agentes de endemias da SMS, com a máquina nas costas, aplicam um produto específico para combater o mosquito do Aedes aegypti. Isso acontece quando a Saúde é notificada de casos suspeitos ou comprovados de dengue, zika ou chikungunya em uma região específica. “As equipes do fumacê costal estiveram na segunda no bairro América. Na terça, 23, será a vez do bairro Suissa; quarta, 24, no bairro Farolândia; e quinta, 25, no bairro Industrial. Cada dupla de agente atua entre quatro e sete quarteirões. Esse serviço é sempre executado das 17h às 19h, porque é nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate”, esclareceu. Outra orientação é a de sempre usar repelente. “As pessoas não devem desgrudar do repelente. E se aparecerem sintomas como febre, dor de cabeça, não devem se automedicar. É necessário procurar um médico e os profissionais de saúde não devem esquecer de notificar, pois é através das notificações que desenvolvemos as estratégias de atuação”, enfatizou o gerente.

Próximo Mutirão
Desde o início do Plano de Intensificação de Controle do Aedes, a Prefeitura de Aracaju já realizou três mutirões aos sábados. O primeiro ocorreu no bairro Japãozinho, o segundo no bairro Santa Maria e o terceiro no Olaria. No próximo sábado, dia 27, será a vez o bairro José Conrado de Araújo, onde o ponto de encontro da equipe será a Unidade Básica de Saúde (UBS) João Cardoso Nascimento Júnior, antigo Centro Social Urbano (CSU), na rua Alagoas, 2.051, às 7h30.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: