Volume de chuva ultrapassa o esperado nos municípios sergipanos

12/07/2019 15h27
Volume de chuva ultrapassa o esperado nos municípios sergipanos
ASN

Segundo aponta o boletim pluviômetro divulgado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, o volume de chuva nos últimos doze dias ultrapassou o considerado normal nos municípios sergipanos.

Conforme aponta o gráfico do órgão, os municípios do litoral sergipano tiveram uma alta de milímetros (mm) fora do normal. Em Aracaju, por exemplo, o normal era de 215 mm, contudo o Centro de Análises e Previsão do Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas observou que a precipitação medida atingida foi de 345,5 mm.

Ainda na região do litoral, São Cristóvão o normal apontado é de 220 mm, mas o observado de volume atingiu 326,88 mm. Em Estância, a precipitação média de longo período é de 225 e a medida alcançou 347 mm.

value.image
Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO URBANO E SUSTENTABILIDADE

Região do agreste e do semiárido

Assim como no litoral, a região agreste de Sergipe também teve um aumento no volume de chuvas. Em Itabaiana, o normal era atingir 181 mm, porém alcançou 320 mm. Além desse município, em Nossa Senhora das Dores, o volume foi de 315 mm – sendo que a precipitação esperada era de 145.

No semiárido, a quantidade de água veio de bom agrado, principalmente, para os sertanejos. Afinal, a região sofre com a estiagem em determinados períodos do ano. Em Frei Paulo, o normal esperado era de 290 mm enquanto o normal era atingir os 109 mm. Em Nossa Senhora Aparecida, o volume atingiu 287 mm, sendo que o normal era 100 mm.

Diante do quadro divulgado pelo órgão, o município de Canindé de São Francisco foi o que teve o aumento menos significativo. Afinal, o observado foi de 65 mm e o normal 49 mm.

value.image
Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO URBANO E SUSTENTABILIDADE

  

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: