Biblioteca Epiphanio Dória programa um final de semana de roda de leitura, contação de história e cinema

Por Agência Sergipe de Notícias 11/07/2019 18h25
Biblioteca Epiphanio Dória programa um final de semana de roda de leitura, contação de história e cinema
Eugênio Barreto/SEED

A Biblioteca Pública Epiphanio Dória (BPED), que é coordenada pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), continua repleta de atividades formativas, pedagógicas e culturais, abertas ao público sergipano.

O programa "Férias com a Biblioteca", que tem como finalidade trazer um espaço lúdico e de conhecimento para as crianças, trará para a criançada neste final de semana, contação de história e roda de leitura. No sábado, 13, a partir das 15h, o público infantojuvenil tem hora marcada para participar de contação de histórias e exibição de filmes, gratuitamente. Já nos dias 14 e 21 de julho a boa pedida será uma roda de leitura, às 15h.  No dia 27 de julho a direção da biblioteca realizará mais contação de história e uma apresentação cultural, a partir das 14h.

A Biblioteca também terá atividades voltadas às crianças até 12 anos. A contação de história e a mediação de leitura acontecem todas às quartas e sextas-feiras, às 9h e às 15h, com 1 hora de duração, ambas com 50 vagas cada.

No dia 17 terá início uma oficina de noções básicas de desenho e ilustração de histórias, com duração de um mês e carga horária de quatro horas, todas as quintas-feiras, às 15h. Serão ofertadas 20 vagas.

Nos dias 16, 23 e 28 de julho, acontecerá a "Jornada de Leitura com Dicas para a Redação do ENEM 2019". O público-alvo são os estudantes da Rede Estadual e as demais pessoas interessadas no assunto. O objetivo é ajudar na preparação para o exame. A ação no dia 16 será às 8h30; a do dia 23 será às 13h30, e a do dia 28, às 15h.

Além de todas as novidades, a instituição oferece serviços básicos como: atendimento ao público, empréstimo de livros, consulta local e online, pesquisas de obras raras, visitas orientadas, internet pública, acervo em Braile, exposições e atividades culturais.

A coordenadora da BPED, Juciene de Jesus, explica que a biblioteca está cumprindo seu papel social de oferecer serviços que satisfaçam a necessidade da comunidade. "Nosso principal objetivo é disseminar o conhecimento e oferecer informações, de forma que possamos atender às necessidades e aos interesses do usuário, além de incentivar a formação de leitores", afirma.

A BPED também está lançando dois projetos: o "Projeto Com Ciência", que tem como objetivo debater sobre uma área de atuação nos diversos campos da ciência, nos dias 17 e 31 de julho, às 14h; e o "Cine Conhecimento", que tem como intuito realizar uma mostra de filmes. O Cine acontecerá no dia 27 de julho, também às 14h.

Cursos de curta duração

A instituição também ofertará cursos e oficinas que terão duração de dois meses com carga horária de 20h e serão iniciados no dia 16 de julho. Os cursos serão: Informática Básica (segunda e quarta, com turmas no horário das 9h às 10h; 10h às 11h; 11h às 12h; 14h às 15h; 15h às 16h e 16h às 17h); Informática Avançada (terças e quintas com turmas de 9h às 10h, 10h às 11h, 11h às 12h, 14h às 15h, 15h às 16h e 16h às 17h) e Letramento Digital (sextas-feiras de 9h às 10h). Para participar dos cursos é necessário ter 12 anos ou mais de idade.

Já as oficinas serão: Oficina de Produção de Audiovisual a partir de Celulares (quintas-feiras 14h às 16h) e Oficina de Leitura e Contação de Histórias (quartas-feiras de 9 às 11h). No dia 17 de julho, será iniciado o curso de Braille, que também terá dois meses de duração e carga horária de 20h. Os dias serão quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 11h30 da manhã. Para participar da Oficina de Produção Audiovisual é necessário ter 12 anos ou mais. Já a Oficina de Leitura é preciso ter no mínimo 15 anos, e o curso Braille é aberto a todos.

Todos os cursos e oficinas são gratuitos. As inscrições podem ser feitas através do portal

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: