Chuvas em Sergipe: PRF faz recomendações para quem vai pegar estrada

Por Com informações da PRF/SE 10/07/2019 16h19
Chuvas em Sergipe: PRF faz recomendações para quem vai pegar estrada

Os cinco acidentes atendidos pela PRF nas rodovias federais de Sergipe nas últimas 24 horas, tiveram em comum o fato de todos eles ocorrerem com o tempo chuvoso e a pista molhada. Por isso, o órgão apontou algumas orientações para quem vai pegar a estrada em dias de chuva.

Conforme orientação da PRF, a velocidade deve ser reduzida. “Com a pista molhada e a visibilidade prejudicada, a velocidade deve ser reduzida e compatível com o trecho. Aumente a distância de segurança em relação ao veículo que trafega à frente e não force ultrapassagens”, frisa.

Ainda dentro das recomendações, a PRF alerta que os faróis devem estar ligados. “É obrigatório o uso dos faróis baixos ligados nas rodovias durante o dia, cujo objetivo é ver e ser visto. Com o tempo chuvoso, o item é imprescindível”, pontua.

Também destacou a PRF em nota a qualidade dos pneus e palhetas dos limpadores de para-brisa. “As palhetas devem estar em bom estado de conservação e os pneus bem calibrados e com o nível de desgaste dentro dos padrões e recomendações do fabricante. Pneus gastos estão muito mais propensos ao fenômeno da aquaplanagem, que é a perda total de contato entre o veículo e o solo. Caso enfrente uma situação de aquaplanagem, tire o pé do acelerador e aguarde o veículo estabelecer contato com o pavimento. Não pise no pedal do freio e não faça manobras bruscas com o volante”, registra.

A PRF reforça ainda o telefone de emergência 191. “Memorize o número em sua agenda de contatos. A ligação é gratuita e pode ser feita por qualquer telefone”, concluiu a nota do órgão.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: