Marinha alerta para ventos fortes

Por Com informações da Marinha do Brasil 27/06/2019 11h27
Marinha alerta para ventos fortes
INTERNET

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), informou por meio de nota oficial que há uma intensificação dos ventos alísios vindos do oceano Atlântico, nas proximidades do litoral do Nordeste do Brasil e poderá provocar ventos com direção Sudeste a Leste com intensidade até 62 km/h (33 nós) do litoral norte da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba até o sul do Rio Grande do Norte entre o dia 27 à noite e o dia 29 à noite.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https:// www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. 

As equipes da Defesa Civil estão à disposição para o monitoramento e para a tomada de providências, caso necessário. Através do número 199, também é disponibilizado à população um canal de comunicação para contato em situações de risco, como inclinação de árvores, rachaduras ou movimentação de telhas durante os ventos.

Serviço de Alerta por SMS

No mês de fevereiro de 2018, foi implantado o sistema de alerta via SMS sobre desastres e perigos naturais, para informar os cidadãos de forma instantânea sobre possíveis transtornos que podem ser causados pela natureza. O mecanismo, disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional, abrangerá informações da Defesa Civil Estadual e Municipal. Para ter acesso aos alertas é necessário realizar o cadastro através de mensagem de texto enviada para o número 40199. O serviço é inteiramente gratuito.

Passo a passo

Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, o cidadão deverá acessar o campo de mensagens (SMS) do celular, e no campo de indicação do destinatário incluir o número 40199.

Em seguida, no corpo da mensagem, deverá ser colocado o CEP da região. Após evitar a mensagem, em alguns segundos, o usuário receberá uma mensagem de confirmação. Caso algum dado tenha sido digitado de maneira equivocada o sistema informará o problema e será possível refazer o cadastro. Será possível cadastrar mais de um CEP.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: