Seis descobertas de gás natural foram registradas na Bacia de Sergipe nos últimos anos

17/06/2019 10h08
Seis descobertas de gás natural foram registradas na Bacia de Sergipe nos últimos anos

Por meio de nota, a Petrobras lembra, em relação às notícias veiculadas na mídia, sobre descoberta de gás natural na Bacia de Sergipe, que foram confirmadas, nos últimos anos, seis descobertas em águas profundas na Bacia de Sergipe: Cumbe, Barra dos Coqueiros, Farfan, Muriú, Moita Bonita e Poço Verde, conforme já divulgado ao mercado.

O Plano de Negócios e Gestão 2019-2023 contempla o orçamento para a instalação de um sistema de produção, estando os estudos sobre esse projeto em sua fase inicial.

A companhia está realizando o Plano de Avaliação da Descoberta dessas áreas, para avaliação do potencial produtivo de suas acumulações de petróleo e gás natural, estando ainda previsto para esse ano, um teste de longa duração na área de Farfan, com o objetivo de obter informações que subsidiarão os estudos para uma melhor caracterização da rocha-reservatório e dos fluidos desta área.

O governo do Estado de Sergipe, por sua vez informou que está atento as oportunidades que surgem com essa descoberta. Para tanto está modernizando as Leis que regem o gás em Sergipe e está buscando investidores interessados em vir para o estado, para aproveitar essa abundância de gás. O gás descoberto em Sergipe poderá contribuir para a reindustrialização do país. Para o governo do estado, Sergipe é a nova estrela do gás do país, com capacidade de produzir 1/3 de todo o gás do país

O esperado, segundo matéria divulgada no Estadão, é extrair 20 milhões de m³ por dia de gás natural, o equivalente a um terço da produção total brasileira. Divulgada no mês passado, a descoberta deve gerar R$ 7 bilhões de receita anual à estatal e sócias, calcula a consultoria Gás Energy. Na avaliação do governo, a conquista pode ajudar a tirar do papel o esperado "choque de energia barata" prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes - plano para baratear em até 50% o custo do gás natural e "reindustrializar" o País.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: