TJ prepara comemoração de 180 anos de nascimento de Tobias Barreto

Por TJ/SE 06/06/2019 17h51
TJ prepara comemoração de 180 anos de nascimento de Tobias Barreto

No dia em que se comemora os 180 anos de nascimento de Tobias Barreto, 7 de junho, o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) vai inaugurar um busto em homenagem a um dos mais importantes juristas do Brasil, nascido em Sergipe. A solenidade ocorrerá a partir das 10 horas, no Palácio de Justiça Tobias Barreto, na Praça Fausto Cardoso.

O evento terá continuidade no Tribunal Pleno, 8º andar do mesmo prédio, a partir das 10h30, com apresentação musical do pianista Daniel Freire e da soprano Verônica Santos. Em seguida, os escritores José Lima Santana e Jackson da Silva Lima vão ministrar uma palestra com o tema ‘’O que dizem os Mestres sobre Tobias Barreto’.

Tobias Barreto de Menezes nasceu na então Vila de Campos, atual Tobias Barreto (SE), em 7 de junho de 1839, e faleceu em 26 de julho de 1889, no Recife (PE). Foi Bacharel em Direito, poeta, professor e pensador. Exerceu o magistério em Sergipe antes de seguir para Pernambuco e se matricular na Faculdade de Direito do Recife, onde passou a ensinar depois do célebre concurso de 1882.

Também redigiu jornais em alemão e comentou obras de autores alemães que renovavam a crítica religiosa, a Filosofia e o Direito. Publicou livros que marcaram a cultura brasileira, como ‘Dias e Noites’, mais tarde reunidos em ‘Obras Completas’.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: