Órgãos alinham esquema de segurança para o Forró Caju 2019

Por Agência Aracaju de Notícias 04/06/2019 14h22
Órgãos alinham esquema de segurança para o Forró Caju 2019
Ascom/Semdec

A Prefeitura de Aracaju realiza todos os preparativos para o Forró Caju 2019, que ocorrerá nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho. A segurança é aspecto tratado de forma integrada para garantir a tranquilidade durante a festa. Por isso, o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (4) com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar (PM/SE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Conselho Tutelar, além da Defesa Civil e Guarda Municipal de Aracaju (GMA). O objetivo foi alinhar estratégias de atuação e promover articulações que possam aprimorar o trabalho no espaço onde ocorrerá a programação.

Na ocasião, foi apresentado o projeto estrutural do evento, para que, diante das necessidades específicas de cada órgão, fosse possível traçar considerações e promover o alinhamento pertinente. O diálogo prévio afina a integração entre os órgãos e possibilita a obtenção de melhores resultados, a partir da atuação preventiva e ostensiva.

De acordo com o secretário municipal, a reunião contemplou tratativas para promoção, tanto da segurança geral quanto em relação às estruturas. "Estamos em fase de definição dos quantitativos e horários de atuação. As funções já são de conhecimento de todos os envolvidos, visto que já fazemos isso há muito tempo. Toda a nossa estrutura estará disposta no evento para proporcionar o máximo de tranquilidade às pessoas que estiverem no local ", ressaltou Luís Fernando Almeida.

A coordenadora das delegacias da capital, delegada Viviane Pessoa, participou da reunião e ressaltou que todo o planejamento feito entre as forças de segurança garantem a realização de um trabalho de excelência. "Todos os anos nós temos um excelente resultado porque há uma tratativa anterior envolvendo todos os órgãos. Todos opinam, todos buscam as melhores soluções para que a gente possa atender da melhor forma a população. A cada ano, aprimoramos esses vínculos entre Estado e Município, assim como entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e os demais órgãos de segurança. É isso que garante uma festa bonita na nossa capital", reforçou a delegada.

O capitão Moura, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, explicou as ações previstas para prevenção de incêndio e pânico. "Iremos atuar com uma equipe extra no local e com uma viatura de combate a incêndio e salvamento. O intuito é fazer com que o projeto aprovado realmente seja cumprido, assim como estar à disposição da população sergipana para evitar que as situações de pânico venham a acontecer", concluiu.

Também foi contemplado o diálogo com os conselheiros tutelares da capital, como foi o caso de Cadja de Santana, atuante no 1º Distrito de Aracaju. " Nós estaremos à disposição da comunidade durante o trabalho de plantão noturno. A partir do momento que houver a ocorrência e houver o acionamento do Conselho Tutelar, serão aplicadas as medidas cabíveis", indicou.

Parceria

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta a parceria firmada com a Polícia Civil para fortalecimento do serviço "Alerta Celular". " Estamos firmando uma parceria entre Polícia Civil e a Defesa Social, por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), para fortalecer o serviço. Entendemos a relevância dessa parceria por esta ser mais uma ferramenta para prevenção de furtos e roubos de celulares. Desta forma, as pessoas terão mais segurança", explicou.

De acordo com o gestor, haverá um stand, no espaço do Forró Caju, para cadastramento. " Além disso, o Procon também vai estabelecer tratativas com os comerciantes da capital para que, no momento da venda, as pessoas já possam fazer seu cadastramento e tenha o seu celular protegido", detalhou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: