Preso o guarda municipal de Carmópolis acusado de planejar assassinato de colega de farda

Por SSP/SE 20/05/2019 13h15
Preso o guarda municipal de Carmópolis acusado de planejar assassinato de colega de farda
value.image
Foto: SSP/SE

Nesta segunda-feira (20), durante entrevista coletiva, o delegado da cidade de Carmópolis, Wanderson Bastos, trouxe mais detalhes sobre a operação “Escariotes”, que prendeu o guarda municipal Edelbrando Ferreira Santos, “Brandão”, 54 anos, suspeito de participar do planejamento do homicídio de um colega de farda.

O suspeito, associado a um grupo de traficantes de Carmópolis, arquitetou a morte de um outro guarda municipal que estaria atrapalhando os interesses ilícitos dos infratores na região.

“Os traficantes suspeitavam que o guarda municipal passava informações para a polícia, tentando desarticular o tráfico de drogas. Assim, todos se articularam para que a vítima fosse morta e parasse de atrapalhar o comércio ilícito deles, PE contaram com a colaboração de um guarda municipal que divulgava a rotina do colega para os bandidos”.

A esposa da vítima escutou tudo que se passava na casa ao lado e percebeu, quando eles estavam se preparando para matar a vítima, que era seu marido, que estava um colégio no município de General Maynard. Imediatamente, a mulher entrou em contato com colegas da Guarda Municipal da vítima e explicou a situação. Uma parte do efetivo foi para a casa da vítima e a outra à área onde ela seria executada. Chegando ao local, os dois executores já estavam esperando a vítima, mas, por conta da presença da Guarda Municipal, os mesmos se evadiram.

O delegado Wanderson Bastos foi acionado pelo coordenador de Polícia Civil do Interior, Jonathas Evangelista, para que mantivesse contato com os guardas municipais no sentido de que eles resguardassem a vítima. Assim, para que o fato criminoso não se concretizasse, a vítima foi retirada da localidade onde residia.

A operação foi batizada de “Escariotes”, fazendo alusão à traição de Judas a um companheiro. No total, seis pessoas ligadas ao tráfico local e um adolescente estão envolvidos: o mandante do crime, o ex-presidiário José Cícero da Silva, vulgo “Propriá”; Luzival dos Santos Dantas; Felipe José da Silva [foragido]; Carla Maria José da Conceição, "Toshiba", mãe de Felipe; Edelbrando Ferreira Santos, e Jeilda Alves da Hora Santos, "Galega".

O delegado Wanderson Bastos frisa que a Guarda Municipal de Carmópolis é formada por pessoas competentes e íntegras. “Eu quero enfatizar que a Guarda Municipal de Carmópolis atuou no sentido de proteger a vida do seu colega e é uma instituição acima de qualquer suspeita, não vai ser por causa de um integrante que nós vamos macular a imagem dessa respeitável instituição”, concluiu o delegado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: