Vacina contra a influenza ainda é pouco procurada pelos socorrenses

Por Agência Notícias de Socorro 10/05/2019 17h46
Vacina contra a influenza ainda é pouco procurada pelos socorrenses

Desde que a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi iniciada em Nossa Senhora do Socorro, apenas 31% do público-alvo compareceu às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para tomar a vacina contra a gripe. Um índice abaixo do esperado pela Vigilância Epidemiológica do município, que busca atingir 90% deste público.

Das 34.999 pessoas que integram o quadro de público-alvo, apenas 10.662 pessoas foram vacinadas. Para a gerente de imunização do município, Maysa Vieira, esse número está bem abaixo do esperado, já que a campanha completou um mês do seu início. “Infelizmente a baixa procura é realidade nacional. As pessoas estão resistentes a tomar a vacina, até mesmo por acreditarem que a gripe é uma coisa simples. Mas é preciso esclarecer que a gripe pode causar complicações, internações e em casos mais graves, o óbito”, explicou.

Prevista para ser encerrada no dia 31 de maio, a mobilização é direcionada ao público infantil a partir de 06 meses até 05 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, idosos, professores, indígenas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e pessoas com doença crônica. “O público que mais tem procurado as unidades são os idosos, mas mesmo assim consideramos o número baixo”, disse a gerente.

É importante lembrar que a vacina está disponível em todas as 28 unidades de saúde do município, das 08h às 17h. No ato do comparecimento é necessário apresentar o cartão de vacina. “Nós queremos que a comunidade participe dessa mobilização e não tenha medo de se prevenir contra os vírus”, finalizou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: