Sergipe

09/05/2019 às 15h13

Prefeitura vacinará contra a gripe próximo sábado nos shoppings da capital

Agência Aracaju de Notícias

Para atingir a meta da campanha contra a influenza, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai promover mais uma ação neste sábado (11). Serão montados pontos de vacinação nos shoppings RioMar e Jardins, das 10h às 17h, para aplicar as doses nos grupos prioritários, com exceção das crianças.

"Apenas as crianças não poderão ser vacinadas nos shoppings, pela necessidade de um maior acompanhamento do histórico, feito pelos profissionais de saúde. Como se trata de um público-alvo mais vulnerável, solicitamos aos pais que continuem levando os filhos para as unidades básicas [UBS], onde poderemos não apenas aplicar a vacina contra a gripe, mas garantir outras imunizações, que são essenciais para a uma boa saúde nesta idade", justificou a coordenadora de Imunização de Aracaju, Ilziney Simões.

O posto do Jardins será montado no corredor de entrada do GBarbosa, em frente à loja Canto Vivo, enquanto o do RioMar também será em frente ao hipermercado GBarbosa. Com mais essa estratégia, a gestão busca atingir a parcela da população que tem dificuldade de acesso ao serviço durante a semana. "Temos que viabilizar os serviços para o maior número de pessoas para conseguirmos atingir a meta de 146 mil imunizados. Até o momento, o município já vacinou 65.030 pessoas, correspondendo a 40% da meta", informou Ilziney.

O restante dos grupos prioritário poderão receber as doses normalmente. São eles: gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde na ativa; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; policiais civis, militares e bombeiros ativos das forças armadas.

Outras estratégias

Continuamente, estão sendo intensificadas outras estratégias. Na próxima semana, a Unidade Itinerante continuará atuando nas praças, sempre das 8h às 12h. Na terça e quarta-feira, 14 e 15, será a vez da Praça dos Capuchinhos; em seguida, nos dias 21 e 22 no palco da rua São João e, finalizando, em 29 e 30 de maio, a unidade vacinará na Praça do Castelo Branco.

Outra estratégia da SMS é o horário estendido, das 17h às 20h, em duas UBS por semana. Na próxima terça e quarta, 14 e 15, a ação ocorrerá nas UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) e Sinhazinha (Grageru). Já na semana subsequente, em 21 e 22 de maio, será a vez das UBS Onésimo Pinto (Bugio) e Manoel de Souza (Sol Nascente).

A campanha contra a influenza segue até o dia 31 de maio, vacinando os grupos em todas as UBS e no Ipesaúde. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação. Pacientes com comorbidades devem levar receita médica; puérperas devem levar o comprovante de nascimento da criança; doentes crônicos, o relatório médico, e trabalhadores da saúde, professores e os profissionais das forças de segurança e salvamento, o comprovante de trabalho.


Fonte: Agência Aracaju de Notícias