Em SE, só 1,6% dos eleitores irregulares compareceram aos cartórios

Por Com informações do TRE 07/05/2019 15h41
Em SE, só 1,6% dos eleitores irregulares compareceram aos cartórios

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que, em Sergipe, apenas 1,6% do total de 26.035 eleitores que não votaram e não justificaram por três eleições consecutivas compareceram aos cartórios para regularizar a situação. Dessa maneira, somente 1.225 estão quites com a Justiça Eleitoral.

Os municípios com maior comparecimento para regularizar a situação são Aracaju (517), Nossa Senhora do Socorro (82), Lagarto (43) e Estância (37). Segundo o TRE, a partir de agora, os cartórios eleitorais de todo o país vão orientar os eleitores interessados em regularizar o título e a preencherem o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE).

“O procedimento segue o mesmo rito, ou seja, do modo que faz para obter novo documento e deve ser adotado entre o término do prazo para regularização e o efetivo cancelamento das inscrições, que deve acontecer no próximo dia 24 de maio. O RAE deve ser preenchido com a apresentação da documentação necessária, conforme o caso, por exemplo, para a transferência de domicílio, deve ser apresentado novo comprovante de endereço”, registrou o TRE no portal do órgão.

Confira o que deve ser feito se você teve o título cancelado:

1) Comparecer ao cartório eleitoral, apresentar documento de identificação, comprovante de residência e preencher o RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral).

2) Pagar multa por turno a que faltou. Cada turno é considerado uma eleição.

3) Aguardar até o reinício das atualizações de cadastro do banco de dados da Justiça Eleitoral. Só a partir desta data, a situação estará regularizada.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: