UNICEF capacita municípios sergipanos sobre violência contra crianças e adolescentes

Por Com informações da Assessoria de Imprensa 23/04/2019 15h06
UNICEF capacita municípios sergipanos sobre violência contra crianças e adolescentes

Equipes do UNICEF e parceiros se reúnem com representantes da gestão pública de 46 municípios de Sergipe nesta quarta-feira e quinta-feira, dias 24 e 25 respectivamente, em Aracaju para formação sobre políticas públicas para prevenção de violência contra crianças e adolescentes. O objetivo é contribuir para que os municípios, que participam do Selo UNICEF, adotem estratégias que já se mostraram eficazes para redução de homicídios de adolescentes, para atendimento adequado a vítimas de violência (especialmente violência sexual), para redução do racismo e municipalização de medidas socioeducativas para que adolescentes em conflito com lei não precisem mudar de cidade.

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus) de 2016 apontam Sergipe com a taxa mais alta de homicídios de pessoas entre 10 e 19 anos no país: 68 assassinatos em cada grupo de 100 mil habitantes, o dobro da média nacional (34). No mesmo ano, havia no Estado 296 meninos e meninas em regime de medidas socioeducativas. Ainda nesse período, o Sinesp registra 418 casos de estupro ou tentativas de estupro (373 e 45, respectivamente), número que salta para 430 (389 + 41) em 2017.

“Os municípios têm papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes”, diz Helena Oliveira, especialista em Proteção do UNICEF no Brasil. “Esperamos nesse encontro compartilhar muitas boas experiências que existem no Brasil para que os meninos e as meninas de Sergipe parem de ser assassinados, vítimas de acidentes, cometer suicídios, sofrer racismo e discriminação e ser vítimas de violência sexual”, completa.

Cada um dos 46 municípios será representado pelo(a) secretário(a) de Assistência Social, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), e articulador (pessoa responsável pela agenda intersetorial do Selo UNICEF no seu município). Secretários(as) municipais de Educação e Saúde também devem estar presentes.

Data: 24 e 25 de abril

Horário: 8h30 às 17h00

Local: Auditório da Faculdade São Luís de França

Endereço: Rua Laranjeiras, 838, Bairro Getúlio Vargas, Aracaju/SE

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: