Campanha Vacinação contra a Gripe: Sergipe recebe mais de 600 mil doses

Por Ministério da Saúde 10/04/2019 14h13
Campanha Vacinação contra a Gripe: Sergipe recebe mais de 600 mil doses
Flávia Pacheco (Ascom/SES)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta quarta-feira (10) em todo o país. A meta é vacinar 58,6 milhões de pessoas, entre os dias 10 de abril e 31 de maio. Para isso, foram enviados aos estados 63,7 milhões de doses da vacina. Segundo dados do Ministério da Saúde, Sergipe recebeu 607.500 doses para a realização da Campanha, dentro do público alvo no estado, são 558.454 pessoas.  

Até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. Neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada, de até 5 anos para até menores de 6 anos, incluindo 2,8 milhões de crianças na campanha. Neste ano, também, gestantes e crianças poderão atualizar as demais vacinas previstas na Caderneta de Vacinação.  

A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além das gestantes e crianças de seis mese a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D de mobilização, em que postos de todo o Brasil estarão abertos, será no dia 4 de maio. 

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Em 2018, as gestantes e as crianças foram os únicos grupos que ficaram abaixo da meta, com 80,8% e 77,8% de cobertura, respectivamente. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: