Sergipe

08/04/2019 às 17h28

IFS: Campus Itabaiana abre inscrição para vagas em cursos técnicos

Com informações da Ascom/IFS

O Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Itabaiana, está com inscrições abertas para 80 vagas nos cursos técnicos subsequentes em Manutenção e Suporte e Informática e Agronegócios, todos destinados a quem já concluiu o ensino médio. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril através do portal do órgão.

Após efetuar a inscrição no site, será gerado um Documento Único de Arrecadação (DOU) no valor de R$ 5,00, que deve ser pago até data do vencimento para que a inscrição tenha validade. Há a possibilidade de isenção do pagamento da taxa de inscrição para candidatos que comprovarem que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública e que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.431,00).

Segundo o órgão, as provas serão aplicadas no dia 5 de maio de 2019. O resultado está previsto para 23 de maio, enquanto a matrícula da primeira chamada acontecerá entre 10 e 14 de junho.

Vagas e cotas

Em cada curso, o número total de vagas será distribuído em 50% para o grupo A (Ampla Concorrência: vagas destinadas aos candidatos que façam parte ou que não queiram participar do sistema de reserva de vagas) e 50% das vagas destinadas aos candidatos Egressos de Escolas Públicas (Grupo B e C). Do percentual destinado aos interessados que cursaram o ensino médio em escola pública, 50% (cinquenta por cento) será reservada para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e outros 50% (cinquenta por cento) reservados para candidatos Egressos de Escolas Públicas independente de renda.

Dentro dos 50% de vagas reservadas tanto para candidatos Egressos de Escolas Públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita quanto para candidatos Egressos de Escolas Públicas independente de renda, haverá uma nova subdivisão na qual será aplicado um percentual para reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas; e para os que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.


Fonte: Com informações da Ascom/IFS