Capitania dos Portos estuda a abertura do Farol de Sergipe à visitação pública

Por Assessoria de Comunicação Social da Capitania dos Portos de Sergipe 29/03/2019 16h12
Capitania dos Portos estuda a abertura do Farol de Sergipe à visitação pública

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), informa que iniciou os estudos de viabilidade técnica para uma possível abertura do mirante (1º andar) do Farol do Rio Sergipe à visitação pública, que proporcionará uma privilegiada vista da Foz do Rio Sergipe e da Orla de Atalaia.

No atual estágio, a CPSE negocia com a Secretaria Municipal de Turismo de Aracaju (SEMICT) as possibilidades e as adequações necessárias para implementar a ideia, além de buscar parcerias para a sua concretização. A iniciativa tem o objetivo de valorizar o importante marco da cidade e contribuir para a sua permanente manutenção, de modo a inseri-lo no roteiro de visitação dos turistas e moradores da cidade de Aracaju, reforçando a sua importância como equipamento para a sinalização náutica e a sua beleza cênica na foz do Rio Sergipe.

A previsão é que seja ainda disponibilizado no local um espaço destinado à exposição permanente que retrate as tradições marinheiras, equipamentos, além de fatos da história naval e aeronaval ligados ao município, como o pouso de hidroaviões da Marinha, em 1923, no Rio Sergipe. O projeto em estudo é baseado no atual modelo de gestão do Farol da Barra, em Salvador, que também é aberto para visitação pública.

Historicamente, os faróis são indispensáveis para a segurança de navios e embarcações. Tais equipamentos, no entanto, também costumam criar significativos atrativos icônicos, que funcionam como atrações turísticas, sendo alguns deles, ao redor do mundo, considerados cartões-postais, entrando para a lista dos principais pontos turísticos fotografados e visitados nas grandes cidades.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: