Sergipe

25/02/2019 às 15h36

Prefeitura inicia matrícula para alunos novos nesta terça-feira

Agência Aracaju de Notícias

Cerca de 11 mil vagas, destinadas a alunos novos, serão disponibilizadas a partir desta terça-feira (26), pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da

Foto: Walter Martins/Semed
Educação (Semed). As vagas estão distribuídas entre as 74 escolas do município e atendem aos níveis da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pelo segundo ano consecutivo, à solicitação da matrícula é feita de forma on-line, o que acabou com o problema histórico de longas filas que se formavam em frente às unidades de ensino.

Iniciando nesta terça-feira, o prazo segue até o dia 1° de março, com pausa para o Carnaval, retornando nos dias 7 e 8 de março. As vagas são disponibilizadas para aqueles estudantes que querem se transferir de outra rede para a rede municipal, para aqueles que nunca estudaram ou ainda para os que, embora matriculados na rede, tenham abandonado os estudos.

A consulta de vagas por bairro ou por escola pode ser feita através do portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, assim também como a solicitação da vaga, que deverá ser confirmada através da entrega da documentação do aluno e do responsável legal na secretaria da unidade escolar à qual a vaga foi solicitada. “A partir do que já conseguimos realizar na transferência interna, estamos devidamente preparados para as matrículas dos alunos novos. Nossas escolas estão prontas. Agora, vamos mobilizar a sociedade aracajuana, as famílias que pretendem que seus filhos estudem em nossa rede para que fiquem atentas aos prazos e garantam as vagas”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Atendimento

Para auxiliar tanto as escolas quanto a população em geral durante o processo, a Semed montou uma equipe de atendimento via telefone e WhatsApp. O call center é composto por cinco pessoas e conta com o apoio de algumas coordenadorias da Semed. A coordenadora da equipe, Ana Izabel de Moura, explica que o trabalho começou em janeiro, com orientações e capacitações para os gestores das unidades de ensino.

“As dúvidas mais frequentes são dos pais, que ligam para saber sobre as datas, sobre as vagas, sobre as escolas mais próximas das suas casas, e nós vamos auxiliando também quando eles têm dificuldade no acesso ao portal. No entanto, acredito que este ano será mais tranquilo, pois tanto os pais quanto as escolas estão mais ambientadas com o sistema”, explica Ana Isabel. O call center da matrícula atende pelos números 3179-1574, 3179-1538 e ainda pelo Whatsapp 98106-2969. O atendimento ficará disponível durante o período de funcionamento do site (dias úteis das 7h30 às 17h).

Caso os pais não tenham acesso à internet, poderão utilizar os computadores das próprias escolas e de outros órgãos da administração municipal, como, por exemplo, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “Em um processo como este, estamos sujeitos a algumas necessidades de adaptação. Como no primeiro dia da transferência interna, em que uma queda de energia durante meia hora gerou uma certa ansiedade entre os pais. No entanto, tudo ocorreu como a gente esperava, fizemos os ajustes a partir das demandas das escolas e dos pais, e a comunidade tem atendido ao nosso chamado”, explica a secretária adjunta da Educação, Maria Antônia de Arimateia.

Documentação


Após a solicitação feita através do Portal, a documentação do aluno e do responsável deve ser entregue nas escolas para confirmação da matrícula. Confira aqui o cronograma e a lista com a documentação necessária.


Fonte: Agência Aracaju de Notícias