Prefeitura de Aracaju monitora o impacto das chuvas e reforça ações preventivas

Por Agência Aracaju de Notícias 06/02/2019 18h09
Prefeitura de Aracaju monitora o impacto das chuvas e reforça ações preventivas
Foto: Ascom/Semdec

As chuvas que se iniciaram na madrugada desta quarta-feira, 6, colocaram em sobreaviso as equipes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desde as primeiras horas da manhã. Da zona Norte à zona Sul, os técnicos da Defesa Civil de Aracaju vêm acompanhando o impacto das chuvas, especialmente nas áreas com maior risco. Os transtornos são reduzidos com rápida resposta e, também, podem ser observados os resultados do trabalho preventivo que vem sendo realizado pela Prefeitura de Aracaju. As ações estratégicas executadas de forma contínua, para desobstrução do sistema de drenagem, limpeza de canais e trabalho de conscientização quanto aos prejuízos causados pelo descarte irregular do lixo, minimizam os transtornos provocados pelas chuvas.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que, durante todo o dia, são monitorados os canais, pontos de alagamento, áreas próximas às encostas e demais áreas de risco. "A cidade vem reagindo bem às chuvas. Existem alguns pontos de alagamento, que são comuns diante das fortes precipitações, porém, a água vem fluindo bem. Resultado do trabalho de limpeza de canais e sistema de drenagem na capital", reforçou.

Além disso, o canal emergência da Defesa Civil, com funcionamento 24h por dia, atua como importante mecanismo de prevenção. Os chamados realizados diante da indicação de um possível risco são prontamente atendidos para avaliação e adoção das medidas necessárias. No dia de hoje, quatro ocorrências foram registradas, porém com situações sob controle. "Hoje, um desses chamados resultou na interdição de uma casa que apresentava risco de desabamento, no bairro Japãozinho. Não havia ocupantes, no local, e a interdição do espaço foi efetuada para evitar acidentes", informou o secretário da Defesa Social.

O gestor reforça que, para a cidade suportar bem a demanda de chuvas, é importante que a população não descarte lixo em local inadequado. "É fundamental que todos colaborem para manter a cidade limpa. Essa medida impacta no melhor escoamento da água e evita alagamento e demais transtornos provocados pelo acúmulo das águas", orientou.

Alerta por SMS 40199

Diante da previsão de chuvas mais intensas, na manhã desta quarta-feira, 6, foi emitida mensagem através do Serviço de alerta por SMS 40199, referente à possibilidade de chuva forte para o período de 24h, a partir da emissão do alerta. A mensagem informa o canal de comunicação com a Defesa Civil, para situações de emergência. " O serviço auxilia a população no sentido de alertar para os cuidados e atenção durante as chuvas, de maneira que a população possa se prevenir e, em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil por meio do número emergencial 199", indicou Luís Fernando Almeida.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: