Saúde divulga calendários de aplicação da BCG em Aracaju

Por Agência Aracaju de Notícias 06/02/2019 15h12
Saúde divulga calendários de aplicação da BCG em Aracaju
Ascom/SMS

Com o objetivo de garantir a imunização dos recém-nascidos de Aracaju, e com o propósito de aumentar o número de unidades que ofertam a Bacilo de Calmette & Guérin (BCG), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) capacitará, nos dias 19 e 20 deste mês, os profissionais do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e das maternidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes.

“É importante que os profissionais tenham esta capacitação teórica e prática, pois são eles que vivenciam a realidade, preenchendo os cartões, orientando as mães e, principalmente, desenvolvendo a habilidade de aplicação da vacina. O Sistema Único de Saúde fornece a vacina e buscamos facilitar o acesso da BCG, imunizando os recém nascidos nas próprias maternidades, através do Projeto Corujinha, além do suporte com o seguimento do calendário nas nossas Unidades de Básicas de Saúde [UBS]”, enfatizou a área técnica de imunizações e doenças imunopreveníveis, Ilziney Simões.

O treinamento abordará também a nova nota informativa, emitida na última sexta-feira, 01, pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo a nova orientação, não há mais necessidade de revacinar com a BCG as crianças que não apresentaram a cicatriz vacinal após seis meses de aplicação da dose. “Não há evidências científicas de que a criança sem a cicatriz não esteja imunizada. Por isso, a recomendação do MS é de não revacinar quem recebeu a vacina BCG e não desenvolveu a cicatriz vacinal”, alertou.

Salas de Vacina

As famílias das crianças que nascem nas maternidades privadas de Aracaju, recebem as informações nas próprias instituições de origem e, se optarem pelo serviço público, devem procurar as UBS do bairro onde moram para garantir que os recém-nascidos sejam imunizados. A vacina é obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível, porém, se os pais ou responsáveis encontrem dificuldades, a dose pode ser aplicada até os primeiros quatro anos de vida.

"É importante salientar que 33 das nossas UBS estão preparadas para receber a população e atualizar o calendário de vacina. Precisamos nos manter vigilantes, implementando novas ações através das primeiras semanas de vida, com cuidados da higiene, imunização, aleitamento materno, alimentação saudável, consolidando também a Caderneta de Saúde da Criança como instrumento de educação em Saúde", complementou.

Acompanhe as UBS que administram a vacina BCG e quais os dias de aplicação de cada uma:

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: