Corpo de Bombeiros atuará com pessoal e cachorros treinados para localização de vítimas em Brumadinho

Por SSP/SE 06/02/2019 14h53
Corpo de Bombeiros atuará com pessoal e cachorros treinados para localização de vítimas em Brumadinho
SSP/SE

O Corpo de Bombeiros de Sergipe foi solicitado e também irá atuar nas buscas às vítimas do rompimento da Barragem de rejeitos de mineração em Brumadinho, no estado de Minas Gerais. A corporação atuará com equipes formadas por cinco bombeiros e quatro cães, que seguirão para o local na madrugada da próxima quinta-feira (7).

As equipes serão coordenadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que solicitou o apoio às unidades de todo o país. A unidade sergipana estará atuando na cidade por tempo indeterminado, de acordo com as orientações da corporação mineira.

“Neste momento, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais percebe a necessidade dos cães atuarem na própria lama, que está um pouco mais solidificada. Então como nós temos uma equipe altamente especializada dos bombeiros e dos cães, colocamos nosso grupo à disposição desde o dia da tragédia. Os cães precisam ser substituídos com novas equipes para continuarem avançando no terreno, tendo em vista que a área da dimensão da tragédia é muito grande", explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe, coronel Gilfran Marceliocopete Santos Mateus.

Com a pouca expectativa de encontrar sobreviventes, a atuação dos cães farejadores é crucial para localizar as vítimas depois de 12 dias do acidente. Vários bombeiros de outros estados também estão se deslocando para Brumadinho com o objetivo de auxiliar as buscas realizadas pelas forças de segurança locais.

“Nosso deslocamento será realizado por terra porque é a melhor opção para levarmos os cães, equipamentos pesados, estrutura para montar um ponto base. Iremos permanecer de forma independente por 10 dias, pois não queremos nos tornar um problema logístico para eles. É um trabalho perigoso, que exige batante cautela, serenidade nas ações, clareza nos objetivos e na comunicação. O objetivo maior é a segurança de quem está trabalhando na área quente e tentar resgatar o máximo possível para confortar aquelas pessoas que choram desde o dia do desastre", concluiu o capitão Alysson Carvalho, coordenador da equipe dos bombeiros de Sergipe e do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: