Fraturas em bebês durante o parto é tema de palestra em Aracaju

Por Assessoria de Imprensa 24/01/2019 15h14
Fraturas em bebês durante o parto é tema de palestra em Aracaju
Assessoria de Imprensa

Cerca de 25 profissionais da equipe multidisciplinar da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, participaram da aula, que foi ministrada, nesta quarta-feira, pelo ortopedista pediátrico Rafael Gonçalves. Os profissionais de saúde analisaram ocorrências frequentes em maternidades, como  fraturas de clavícula durante o parto, o que preocupa médicos e familiares. 

Estudos apontam, que este tipo de problema pode acontecer em 10% dos bebês nascidos por partos normais.  Nas cesarianas os casos são raros. Entre os fatores de riscos estão o peso elevado ao nascimento, bebês com tamanho superior a 52 cm, além de trabalhos de parto prolongado, ou com uso de instrumentos, sem contar a idade materna avançada. “Falar para pessoas que lidam nos primeiros segundos de vida das crianças, vai ajudar a melhorar nossa capacidade de intervenção”, explica o ortopedista. 

Ainda segundo Rafael Gonçalves, este tipo de fratura também está associada a distócia de ombros – dificuldade de passagem do ombro da criança durante o nascimento -, assim como outras patologias como displasia do desenvolvimento do quadril, pé torto congênito e outras deformidades congênitas. Muitos são os casos envolvendo fraturas ortopédicas em recém-nascidos, algumas dessas, sobretudo, as de ossos longos, podem ocorrer durante o parto. 

Esses problemas ortopédicos são registrados com frequência na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que atende gestantes de Aracaju, interior de Sergipe, Bahia e Alagoas. Somente nos últimos três meses de 2018 foram realizados 1.287 partos na unidade. A Diretora Técnica da Maternidade, Roseane Porto, explica que “a unidade recebe um volume grande de gestantes com perfil de alto risco, e a frequência dos problemas ortopédicos congênitos é grande”. Para ela, “é muito importante ampliar esses conhecimentos, principalmente com relação a diagnósticos e como conduzir esses pacientes.”. 

Em Sergipe, são sete médicos ortopedistas pediátricos, sendo dois no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender as principais necessidades dos recém-nascidos. Informação pouco divulgada. A médica neonatologista, Nádia Macêdo chegou a dizer que “desconhecia a existência destes profissionais em Sergipe”. Para ela “Esse aprendizado foi muito válido, tive um treinamento no passado, e com essas atualizações acredito que nosso trabalho no dia a dia irá mudar”, afirmou. 

O médico Rafael Gonçalves também fez um balanço positivo da aula e disse: “Sempre que a gente ensina a gente aprende também. Os temas são muito profundos, mas o objetivo era conscientizar os profissionais sobre os fatores de riscos, o diagnóstico precoce e atenção ortopédica adequada. Acredito que conseguimos” afirma o ortopedista.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: