Conselho Regional de Medicina pode decretar intervenção nas UPAs de Aracaju

04/01/2019 12h07
Conselho Regional de Medicina pode decretar intervenção nas UPAs de Aracaju

Na manhã de hoje, 04, em entrevista exclusiva, concedida ao Balanço Geral Manhã, o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Jilvan Monteiro, falou sobre o caos da saúde pública em Aracaju.

Segundo o presidente do CRM, durante fiscalização realizada nas UPAs da capital, foi detectado uma escala irregular. Em relação a função do profissional médico naquela instituição. " Se uma unidade chamada de área vermelha, destinada para pacientes críticos que precisa de um médico presente 24h, esse médico não pode estar no atendimento, quem está no atendimento fica em contato com a porta, que é a linha de frente, quando chega um paciente grave, o médico precisa escolher, ou atende o paciente grave que chegou ou fica na sala com os pacientes que já estavam internados na unidade", contou.

Na entrevista feita pela apresentadora Jéssika Cruz, o presidente explicou a função do Conselho Regional de  Medicina que é estabelecida por lei. "Fiscalizar o exercício da atividade profissional, de maneira, que o profissional tenha plena capacidade de atuar adequadamente em beneficio da população. Atualmente, isso não está acontecendo nas UPAs da Zona Norte e Zona Sul, então, cabe o Conselho notificar as autoridades na possibilidade de haver uma interdição ética da atividade médica nas instituições. Hoje, a Secretaria está sendo notificada, em relação a essa situação, neste caso vai ser estabelecido um prazo curto para resolução dos problemas, porque é uma situação que não tem justificativa", explicou. 

Ainda segundo Jilvan, a desassistência e a exposição do profissional no exercício da profissão. " É uma atitude que já deveria ter sido evitada, porque não é um caso urgente que aconteceu, isso já vem sendo discutido durante muito tempo. Então, chega um momento que o Conselho pode decretar uma intervenção ética parcial na atividade profissional nos hospitais", ressaltou.

 

Confira a entrevista completa concedida a Balanço Geral Manhã:

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: