Sergipe

03/01/2019 às 18h43

Hemose precisa de doadores de sangue com fator Rh negativo

Agência Sergipe de Notícias

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerenciada pela Fundação Parreiras Horta, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), solicita o apoio da

Foto: Ascom/SES
população para colaborar com o serviço e restaurar os estoques dos sangues O, A, B e AB negativos. A gerente da Hemorrede, a médica Mariamalia Newton Andrade, fala sobre a necessidade de o voluntário retornar as doações. “O hemocentro atendeu às solicitações dos hospitais durante as festas de fim de ano, mas é importante retomar o fluxo para equilibrar os estoques, principalmente de sangues raros, como O negativo”, destaca.

Ela ressalta que na ausência de qualquer tipo sanguíneo, o sangue O negativo, pode ser utilizado para suprir a necessidade de pacientes vítimas de traumas e recém-nascidos que precisam transfusão de algum componente sanguíneo. “Esse sangue é doador universal pode ser infundido em qualquer usuário”, explica.

Mariamalia lembra ainda que no mês de janeiro muitas famílias aproveitam para tirar férias junto com os filhos, ocasionando uma redução nas doações. “Queremos contar com o apoio da população que doa para ajudar comparecendo ao Hemose, renovando sua doação, convidando seus familiares e as pessoas do seu convívio social para prestar esse ato solidário que salva vidas”, salienta.

No serviço de Captação, a equipe trabalha no contato direto com o doador cadastrado ao hemocentro, através de mensagens e ligações. “O estoque de concentrado de hemácias está em um bom nível, estamos buscando doadores fator Rh negativo, além da reposição do estoque de plaquetas. Para isso, estamos já estamos em contato com os voluntários para realizar o procedimento por Aférese, que coleta apenas as plaquetas”, explica a gestora da pasta, Josceline Souza.

Ainda de acordo com a gerente, a unidade espera receber mais doadores fidelizados. Ela aproveita e reforça o convite para os grupos que queiram realizar campanhas. “Apesar de ainda estarmos no início do novo ano, queremos contar com a ajuda dos parceiros que anualmente organizam suas campanhas para colaborar com o serviço de forma efetiva”, convida.

Grupos

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações, basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.


Fonte: Agência Sergipe de Notícias