Adolescentes entre 16 e 17 anos podem fazer doação de sangue

Por Agência Sergipe de Notícias 14/12/2018 18h12
Adolescentes entre 16 e 17 anos podem fazer doação de sangue
Ascom/Hemose

Adolescentes com idades entre 16 e 17 anos podem doar sangue, para isto, é necessária a apresentação do termo de autorização, que deve ser assinado pelos pais ou responsável legal do jovem. De acordo com dados estatísticos do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), gerenciado pela Fundação Parreiras Horta, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 10% das doações registradas pelo serviço correspondem ao público dessa faixa etária que mantém a doação como uma rotina regular a cada três ou quatro meses.

O termo de autorização é um formulário próprio fornecido na unidade e também está  disponível para download no endereço eletrônico: www.hemose.se.gov.br. No ato do cadastro para doação de sangue, é necessário fazer a entrega do documento, que deve estar preenchido, assinado e deve ser apresentado junto com cópias do documento de identidade do menor doador e do responsável legal.

A gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, assistente social Josceline Souza, ressalta a importância da autorização para menor e das cópias dos documentos de identidade. “Esse é um requisito necessário para a doação de sangue desse público de 16 a 17 anos. Estamos cumprindo as normas técnicas do Ministério Saúde, que orienta os serviços de hemoterapia e hematologia, além de garantir a segurança desses voluntários”, destacou ao informar que os jovens estão participando ativamente da doação.

“Esse público está mais receptivo ao serviço e geralmente quando as escolas de ensino médio organizam as gincanas ou as feiras de ciências, sempre nos procuram para buscar informações com o intuito de mobilizar os alunos. Por isso, é essencial estar com a documentação correta para que esse menor possa realizar sua doação de sangue”, completou a gestora.  

Gustavo Mangueira começou a doar sangue aos 17 anos e agora incentiva outros amigos. “Minha primeira doação de sangue foi nas campanhas do grupo Galera Sangue Bom. Depois criei um grupo ‘Amigos do Bem’, em que convido amigos, vizinhos e colegas da escola e da faculdade para participarem da campanha. A ideia é reunir o grupo pelo menos a cada quatro meses para doar e, também, convidar novas pessoas para se somarem a essa causa tão importante para todos que estão nos hospitais e precisam de sangue”, salientou.


Serviço

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174 ou pelo e-mail: [email protected].

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: