Castramóvel recebe novos materiais e volta a atender no Bugio

Por Agência Aracaju de Notícias 12/11/2018 19h29
Castramóvel recebe novos materiais e volta a atender no Bugio
Ascom/SMS

Após a substituição do médico veterinário responsável pelas consultas no Castramóvel, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomará as castrações nesta terça-feira (13) no bairro Bugio, zona Oeste da capital. Durante a breve pausa nos atendimentos, o Centro de Controle de Zoonoses adquiriu novos equipamentos para melhorar ainda mais os procedimentos ofertados pela unidade itinerante.“Já a partir de amanhã, com a retomada das consultas, começaremos a utilizar uma nova balança própria para o uso veterinário. Antes da chegada desse equipamento, estávamos utilizando balanças humanas, que apesar de possibilitar o andamento da oferta não são as mais indicadas para esse tipo de atendimento. Além disso, recebemos dois colchões térmicos, que ajudarão os animais a despertarem mais rapidamente da anestesia, após o procedimento cirúrgico”, informou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.A secretária reforçou ainda que, com a chegada desses materiais, é possível que o número da oferta aumente. “Ainda estamos esperando a chegada de uma máquina de tosa elétrica. Com isso, os processos cotidianos do Castramóvel devem se tornar mais céleres, o que significa que teremos condições de ofertar um número maior de atendimentos em cada bairro contemplado pelo nosso serviço”, acrescentou Waneska.

O serviço

O Castramóvel é um reboque com uma clínica móvel, que realiza esterilização de cães e gatos machos, e é o resultado da lei 4.878, sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em abril de 2017, mesmo ano em que começaram a ser desenvolvidas as atividades nos bairros Santa Maria e Santos Dumont.

Para ter acesso ao serviço é preciso que os animais estejam vacinados, vermifugados, dentro do peso ideal e livre de doenças que possam comprometer alguma etapa do processo. A verificação é importante para garantir que os animais passem pelas cirurgias e anestesias sem problemas, e tenham uma boa recuperação. Além disso, para que a cirurgia seja liberada, ainda é preciso estar atento a todas as normas do projeto, que são:

- O responsável pelo animal deve ter renda de até 1,5 salário mínimo;

- Cada família poderá cadastrar até cinco animais;

- Os cães e gatos devem ter idade entre cinco meses e oito anos de idade;

- Apenas os machos serão esterilizados;

- Animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica;

- Animais de ONGs cadastradas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) poderão ser castrados, conforme programação específica.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: