Biblioteca Pública Infantil comemora 44 anos com perspectivas renovadoras para o futuro

Por Ascom/Secult 29/10/2018 16h19
Biblioteca Pública Infantil comemora 44 anos com perspectivas renovadoras para o futuro
Foto: Pritty Reis

Na manhã desta segunda-feira (29), que também é o Dia Nacional do Livro, a Biblioteca Pública Infantil de Sergipe comemorou seus 44 anos, com a presença do Secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, de sua diretora Cláudia Stocker, da presidente da Associação dos Profissionais Bibliotecários e Documentaristas de Sergipe (APBDSE), Telma de Carvalho, e das crianças da Casa Santa Zita. Os festejos aconteceram no Centro de Criatividade, onde houve realização de atividades, leituras e distribuição de prendas para as crianças. 

Prezando sempre pela educação e conhecimento dos pequenos, a Biblioteca Infantil pretende cada vez mais desenvolver projetos para acolher todo o Estado de Sergipe, proporcionando acessibilidade e momentos de convivência para todos. Diante disso, o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, enfatizou a comemoração e destacou a grandiosa importância da educação e de espaços como o Centro de Criatividade. “Estamos comemorando os 44 anos da Biblioteca Infantil que tem uma presença marcante na cultura em nosso Estado e, principalmente, na preparação e no convencimento de jovens na utilização de livros e no hábito da leitura, que é um instrumento de cultura e de independência, pois quem não lê, não aprende, e quem não aprende tem dificuldades na vida. A biblioteca está funcionando provisoriamente aqui, mas ao concluirmos a reforma da Epifânio Dória, pretendemos manter esse núcleo funcionando porque a presença da biblioteca neste espaço demonstrou que ela é necessária e tem uma presença muito forte junto à comunidade”, ressaltou. 

A Biblioteca Infantil tem um papel relevante para as crianças sergipanas, visto que vem desenvolvendo vários projetos de forma gratuita para a população, tanto da capital quanto do interior. “Ao longo desses anos, a biblioteca sempre procurou trabalhar o incentivo à leitura com o universo infantil. E sempre procuramos implantar projetos permanentes de leitura. Hoje, nós temos nove projetos em andamento e pretendemos que esses projetos continuem ao longo do tempo”, afirmou Claudia Stocker, diretora da Biblioteca Pública Infantil de Sergipe. 

value.image
Foto: Pritty Reis

As expectativas para a reinauguração da biblioteca, prevista para o mês de janeiro de 2019, são motivadoras e já estão incentivando o desenvolvimento de mais projetos destinados às crianças de Sergipe. De acordo com Telma de Carvalho, Presidente da APBDSE, o funcionamento da biblioteca é fundamental para o avanço da cultura e educação juntas. “Acredito que ter uma biblioteca infantil atuante como esta, com pessoas engajadas e qualificadas, é maravilhoso. A população só tem a ganhar! Quanto mais as crianças gostarem, participarem e entenderem que é importante estudar, que é importante ler, eles vão crescendo com essa maturidade e vendo o mundo diferente.”, relatou. 

Biblioteca em reforma 

Para continuar sendo um ambiente de referência para formação de leitores sergipanos, a reforma da Biblioteca Pública Infantil está sendo viabilizada através do Protocolo de Intenções firmado entre o governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, e a Celse, com vigência de cinco anos. Por meio deste Protocolo, as partes firmaram parceria para a preservação do patrimônio cultural e histórico de espaços públicos que integram o meio ambiente cultural de Sergipe. Um investimento de cerca de R$ 15 milhões, que também contempla a reforma do Teatro Tobias Barreto e do Arquivo Público de Sergipe. A previsão de conclusão das obras da Biblioteca Pública Epifânio Dória, que abriga em seu anexo a Biblioteca Pública Infantil, é para o início de 2019.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: