Curso Básico de Cooperativismo acontece no bairro 17 de Março

Por Agência Aracaju de Notícias 27/10/2018 08h46
Curso Básico de Cooperativismo acontece no bairro 17 de Março

Fomentar o empreendedorismo entre a população é um dos motivos que faz com que a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Sergipe (SESCOOP/SE), desenvolva diferentes ações dentro das comunidades. Um bom exemplo disso é a realização do Curso Básico sobre Cooperativismo, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, das 8h às 12h, no Centro de Qualificação e Unidade de Produção (CQUP), localizado no bairro 17 de Março.

Voltado para as alunas do curso de Corte e Costura que está sendo realizado na CQUP, e para as costureiras dos bairros Santa Maria e 17 de Março, a iniciativa tem como objetivo pensar no futuro do cooperativismo, promovendo e estimulando a autogestão e a cultura cooperativista, principalmente nas pessoas que tem buscado empreender. Na ocasião, o conteúdo programático abordará, entre outros conceitos, a base conceitual do cooperativismo, as características da sociedade cooperativa, as diferenças societárias (cooperativa, associação e  empresa), o sistema cooperativista brasileiro e o papel do cooperado (direitos e deveres).

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria de Grupos de Produção e Unidades Produtivas (Cogpro) da Fundat, Trícia Dantas, para formar uma cooperativa é necessário que o grupo tenha no mínimo 20 associados. "Devido a esse curso de corte e costura que a Fundação promoveu no 17 de março, surgiu a ideia de fazermos essa capacitação em parceria com a SESCOOP. Essa capacitação será aberta à todos os profissionais que têm interesse em se capacitar, porque o curso vai explicar todos os passos para montar uma cooperativa. E o nosso intuito é fomentar essa autogestão e a cultura cooperativista, pois elas devem ter uma autonomia a partir dos próprios cooperados. Essa é a maior dificuldade que as pessoas têm, por isso pensamos em capacitá-los", afirmou.

Os interessados em participar do curso devem se dirigir à CQUP do 17 de Março para realizar a inscrição, portando o RG, CPF e um comprovante de residência. A participação é gratuita.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: