Golfinho encalhado no litoral sul de Sergipe é resgatado

25/10/2018 09h00
Golfinho encalhado no litoral sul de Sergipe é resgatado

Na tarde desta quarta-feira, 24, técnicos da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) durante monitoramento de rotina localizaram um golfinho encalhado entre as praias do Abaís e Caueira, no litoral sul de Sergipe.

Segundo o diretor de pesquisa e manejo da FMA, João Carlos Gomes, o animal foi encontrado muito debilitado, tratado e reinserido ao mar. “Ele foi retirado ativo, respondendo bem aos tratamentos, foi medicado e apesar das escoriações após administramos uma suplementação polivitamínica realizamos o trabalho de reintrodução do golfinho ao mar”, pontuou.

Entretanto, durante o acompanhamento da madrugada a equipe veterinária verificou um novo encalhamento do animal. “Desta vez ele estava em estado de choque, porém vivo. Fizemos a retirada dele do mar e estamos tratando com medicamentos, mas o estado dele é grave e no momento não há previsão para reinserção ao seu ambiente natural”, afirmou João Carlos.

Segundo o diretor da FMA não é possível saber ainda, o que teria motivado o encalhe do golfinho que é de uma espécie oceânica, que costuma ser encontrada na bacia sergipana. “Falar de causas para esse encalhe no momento seria especulação, porque muitas coisas podem ter causado isso. dentre elas o fato de golfinhos quase sempre andam em grupos, mas pode ter ocorrido um processo de desorientação e ocasionado o encalhe, mas essa é apenas uma das possíveis causas”, explica.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: