Galeria J. Inácio apresentará exposição ‘Cores e Letras’ no Corredor Cultural

Por Assessoria Secult 22/10/2018 09h36
Galeria J. Inácio apresentará exposição ‘Cores e Letras’ no Corredor Cultural

Nem só de pão viveremos, mas também de arte e literatura! E é por isso que a Galeria J. Inácio, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anuncia que na próxima segunda-feira, 22, a partir das 10h, acontecerá a abertura da exposição ‘Cores e Letras’, do artista plástico e médico, Kuroiwa. A mostra faz parte dentre as contempladas no edital de ocupação da galeria, e é a penúltima exposição deste ano.

A exposição conta com desenhos e pinturas em diferentes técnicas e suportes associados a textos literários, visando a interação e interdependência das obras de artes plásticas, desenhos, pinturas e textos, ambos do artista, que se utiliza de técnicas de aquarela, bico de pena, pastel, acrílico (sobre tela e papel), e entalhes sobre madeira. Seus textos, contos, crônicas e poesias se relacionam com as imagens e contam histórias, sentimentos, circunstâncias relativas à obra, ora se complementando, ora interagindo em interdependência e sinergismo.

Diretor de uma unidade de saúde em São Bernardo do Campo (SP), Kuroiwa ressalta a importância de trabalhar com ciência e arte. “Na medicina, a ciência e a arte são realizadas ao mesmo tempo, embora sejam um pouco diferentes, cada uma é essencial para desenvolver áreas distintas do cérebro e assim ter mais criatividade no que for fazer”, revela.

O tema da exposição foi pensado justamente diante do significado das obras, sendo que ‘Cores’ remete às artes plásticas, e ‘Letras’ faz referência à literatura, onde segundo o artista, ambas são formas de energia que precisam ser transmitidas e, por isso, que elas são expostas, com intuito que a energia transite e atinja de forma positiva os apreciadores das obras. Com isso, Kuroiwa espera que tanto as artes plásticas quanto a literatura satisfaçam os observadores e apreciadores da exposição, que ficará aberta até o dia 20 de novembro para o público interessado.

Em função da reforma da Galeria J. Inácio, que fica anexa ao prédio da Biblioteca Pública Epifânio Dória, a exposição será realizada no Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão”, que fica na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), localizada na Rua Vila Cristina, 1051, São José.

Sobre o artista

Wagner Shiguenobu Kuroiwa, natural de Garça - São Paulo formou-se em Medicina, no ano de 1976 pela Escola Paulista de Medicina. Desde a infância já pintava, porém de forma diletante, como hobby. A partir dos anos 80 começou a pintar profissionalmente e realizou a primeira exposição individual em 1985, no Centro Cultural São Paulo. Recebeu também os prêmios Salão Bunkyo de artes Plásticas em São Paulo, nas edições de 1997 e 1998 e o prêmio Open Studio, da União Cultural - Estados Unidos, em 1999. Além disso, realizou várias exposições ao longo de todos esses anos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: