Festa de Lambe-sujos e Caboclinhos acontece neste domingo

Por Assessoria 10/10/2018 10h36
Festa de Lambe-sujos e Caboclinhos acontece neste domingo

No próximo domingo, 14, sergipanos e turistas poderão participar de mais uma edição da Festa de Lambe-sujos e Caboclinhos no município de Laranjeiras (SE). O evento é ma das maiores manifestações culturais do país e todos os anos e atrai milhares de visitantes

Seguindo a tradição, a cidade é tomada por homens, mulheres e crianças, que se dividem em dois grupos: o dos lambe-sujos, representando os negros, e o dos caboclinhos, representando os índios. O Cortejo retoma de forma lúdica as batalhas entre negros quilombolas e índios domesticados pelos senhores de engenho da época do Brasil colonial.

A batalha é uma representação das investidas dos índios nos quilombos, a mando dos capitães-do-mato dos engenhos, aproveitando o fato dos indígenas conhecerem melhor a região. O objetivo era derrotar e aprisionar os negros escravos fugidos. Mostrando como era a luta do negro pela sua liberdade, acontece durante a festa o sequestro da rainha dos caboclinhos, o que motiva os combates.

A festa começa com uma alvorada às 4h da manhã e segue por todo o dia. O ponto alto é no final da tarde, com o enfrentamento dos grupos em que um vence o primeiro combate e o outro vence o segundo. Nessa brincadeira, quem sai ganhando mesmo é a cultura do nosso povo, que permanece viva atravessando os séculos.

Veja a programação completa:

3h – Concentração

4h – Alvorada – Caboclinho e Lambe Sujo – fogos e batucada

9h30 – Formação e Produção

11h – Feijoada do Lambe Sujo

13h30 – Passeata

16h – Praça da Imprensa – Combate – Caboclinho x Lambe Sujo – teatro ao ar livre

17h – Encerramento

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: