Castramóvel: Saúde inicia cadastramento de animais no Bugio

Por Agência Aracaju de Notícias 04/10/2018 17h02
Castramóvel: Saúde inicia cadastramento de animais no Bugio
Ana Lícia Menezes/PMA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início, na manhã desta quinta-feira, 4, ao cadastramento de cães e gatos da comunidade local para a castração gratuita dos animais, através do Castramóvel. A ação acontece até a próxima sexta-feira (5), das 8h às 12h, na praça Osvaldo Mendonça, no Bugio.

O Castramóvel é um reboque com uma clínica móvel, que realiza esterilização de cães e gatos machos, e é o resultado da lei 4.878, sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em abril de 2017, mesmo ano em que começaram a ser desenvolvidas as atividades nos bairros Santa Maria e Santos Dumont.

Segundo a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, em dezembro do ano passado, a SMS iniciou o cadastramento das famílias cujos animais passariam pelas cirurgias e as avaliações com veterinários. “Iniciamos efetivamente as cirurgias em março deste ano no bairro Santa Maria, onde foram feitos 111 cadastros e 41 cirurgias. Depois foi a vez do bairro Santos Dumont, onde realizamos 129 cadastros e 65 cirurgias foram realizadas. Agora, chegamos ao bairro Bugio, que foi o terceiro selecionado, devido à maior densidade de animais, baseados nos números da última campanha antirrábica. Apenas no primeiro dia já cadastramos 58 animais para a castração”, explicou.

Etapas

Para que seja realizado o cadastramento, o dono do animal deve apresentar cópias da carteira de identidade e dos comprovantes de renda e residência. “Após esta etapa, haverá uma triagem para selecionar os animais que necessariamente vão para a cirurgia. Vamos agendar os dias 10 e 11 de outubro para fazer as consultas e verificarmos se os animais cadastrados estão sadios e se têm condições de passar pelo procedimento cirúrgico e anestésico”, enfatizou.

Moradora do bairro há mais de 20 anos, Daniela Cristina Silva foi cedo fazer o cadastramento para seu cachorro, Bob. “É a primeira vez que eu vejo esse serviço ser oferecido aqui. Vou trazer meu cãozinho para castrar, pois é muito importante para controlar a reprodução, diminuindo o número de abandonados, e evitando que eles passem doenças”, falou. 

Critérios

Para ter acesso ao serviço é preciso que os animais estejam vacinados, vermifugados, dentro do peso ideal e livre de doenças que possam comprometer alguma etapa do processo. A verificação é importante para garantir que os animais passem pelas cirurgias e anestesias sem problemas, e tenham uma boa recuperação. Além disso, para que a cirurgia seja liberada, ainda é preciso estar atento a todas as normas do projeto.

 “O responsável pelo animal deve ter renda de até 1,5 salário mínimo; cada família poderá cadastrar até cinco animais; os cães e gatos devem ter idade entre cinco meses e oito anos de idade; apenas os machos serão esterilizados; animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica; e animais de ONGs cadastradas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) poderão ser castrados, conforme programação específica”, complementou a gerente.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: