Ciosp ampliará sistema integrado de atendimento à ocorrência para Lagarto

Por SSP/SE 28/09/2018 10h59
Ciosp ampliará sistema integrado de atendimento à ocorrência para Lagarto
SSP/SE

A ferramenta possibilita que informações sejam compartilhadas entre as instituições que compõem a Secretária de Segurança Pública

A Secretária de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) prossegue com os projetos de ampliação e melhorias das ferramentas tecnológicas utilizadas pelas instituições que compõem a SSP/SE. O sistema Sinesp-CAD, implantado inicialmente na região de Itabaiana, área de atuação do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), será ampliado na segunda quinzena de outubro para Lagarto, região atendida pelo 7º BPM. A ferramenta, utilizada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), possibilita uma maior integração entre as forças de segurança locais e nacionais.

A ferramenta implantada faz parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). No âmbito do sistema, o CAD - nomeado em inglês como Computer-Aided Dispatch ou em português como Despacho Assistido por Computador - consiste em um pacote de programas para computadores utilizados para iniciar chamadas de segurança pública, possibilitando a integração entre instituições como as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O sistema funciona a partir do acionamento para alguma ocorrência por meio dos números oficiais de cada instituição, local ou nacional. O chamado é gerado a partir da central e enviado para a unidade ou viatura mais próxima, podendo também ser solicitado complementações de informações ou apoio operacional junto a outras unidades; assim como a transferência da ocorrência para a instituição mais apta ao atendimento solicitado ou ainda possíveis emissões de alertas gerais; com a possibilidade de monitoramento em tempo real.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: