Coletivo Carolina Mª de Jesus e Sindijor promovem encontro sobre o Mestrado em Comunicação

Por Coletivo 17/09/2018 15h10
Coletivo Carolina Mª de Jesus e Sindijor promovem encontro sobre o Mestrado em Comunicação
Sindijor

No próximo sábado, 22 de setembro, o Coletivo Carolina Maria de Jesus de Pesquisa em Jornalismo e Cultura e o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe – Sindijor promovem uma Roda de Conversa sobre o processo seletivo do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Tendo como tema central "Comunicação e Sociedade", o encontro acontecerá das 08h45 às 12h, na sede do Sindijor [situada na Rua Maruim, 767 – Centro], e contará com a condução da professora Sônia Aguiar, coordenadora do Programa de pós Graduação em Comunicação da UFS - PPGCOM. O acesso é gratuito.

De acordo com o jornalista Cristian Góes, idealizador do evento e membro do Coletivo, o evento visa municiar os interessados das informações necessárias para participar da seleção. “A ideia de promover a roda de conversa surgiu da necessidade de aproximar os comunicadores da possibilidade de realizar um estudo mais aprofundado sobre a área, podendo até ingressar no Mestrado da UFS. Entretanto, para isso, é preciso conhecer alguns conceitos centrais que o programa do mestrado da UFS trabalha, as linhas de pesquisa e os desafios de uma tarefa como essa”, conta Cristian.

Segundo a professora Sônia Aguiar, o encontro será dividido em três momentos. “No primeiro, teremos uma apresentação sobre como o campo da Comunicação se configurou, histórica e epistemologicamente, a partir de três matrizes, e como cada uma influenciou a configuração do campo e dos programas de pós-graduação no Brasil. No segundo, traçaremos um panorama do sistema de pós-graduação e pesquisa no país e como o PPGCOM/UFS está inserido nele; apresentando a área de concentração, as linhas de pesquisa, o perfil do corpo docente e comento as dissertações que têm sido defendidas no Programa. O terceiro e último será aberto para dúvidas dos participantes sobre o processo seletivo”, explica.

Na segunda-feira seguinte, 25 de setembro, se inicia o período de inscrições para o Mestrado, conforme divulgado nos editais do processo seletivo, visando ao preenchimento de 21 vagas para o primeiro semestre de 2019, sendo 16 vagas para ampla concorrência; 4 vagas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas; e uma vaga para pessoa com deficiência. Feitas exclusivamente via internet, mediante o pagamento de taxa de R$ 30, as inscrições vão até o dia 25 de outubro.

Sobre o Coletivo

Fundado em 28 de maio deste ano, o Coletivo Carolina Maria de Jesus de Pesquisa em Jornalismo e Cultura é independente, formado por ativistas e comunicadores. As reuniões acontecem quinzenalmente, sempre aos sábados, na sede do Sindijor, e são abertas a pesquisadores de qualquer formação, interessados no aprofundamento de debates sobre temas relacionados a comunicação, igualdade social e o efetivo respeito aos Direitos Humanos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: